PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar. |
id |
CP2-1_20b6f182f34622efd2e8af3a56455cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2078 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBOEnsino de verboParadigmas de EnsinoEnsino Fundamental I.Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 22-402525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078/1402Casado, Sheila Fabiana de PontesRafael, Edmilson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2078Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
title |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
spellingShingle |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO Casado, Sheila Fabiana de Pontes Ensino de verbo Paradigmas de Ensino Ensino Fundamental I. |
title_short |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
title_full |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
title_fullStr |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
title_full_unstemmed |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
title_sort |
PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO |
author |
Casado, Sheila Fabiana de Pontes |
author_facet |
Casado, Sheila Fabiana de Pontes Rafael, Edmilson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Rafael, Edmilson Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casado, Sheila Fabiana de Pontes Rafael, Edmilson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de verbo Paradigmas de Ensino Ensino Fundamental I. |
topic |
Ensino de verbo Paradigmas de Ensino Ensino Fundamental I. |
description |
Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078/1402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 22-40 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v3i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180199055360 |