PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casado, Sheila Fabiana de Pontes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rafael, Edmilson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar.
id CP2-1_20b6f182f34622efd2e8af3a56455cea
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2078
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBOEnsino de verboParadigmas de EnsinoEnsino Fundamental I.Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 22-402525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078/1402Casado, Sheila Fabiana de PontesRafael, Edmilson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2078Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
title PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
spellingShingle PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
Casado, Sheila Fabiana de Pontes
Ensino de verbo
Paradigmas de Ensino
Ensino Fundamental I.
title_short PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
title_full PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
title_fullStr PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
title_full_unstemmed PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
title_sort PARADIGMAS DE ESTUDO DE LÍNGUA E ENSINO DE VERBO
author Casado, Sheila Fabiana de Pontes
author_facet Casado, Sheila Fabiana de Pontes
Rafael, Edmilson Luiz
author_role author
author2 Rafael, Edmilson Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casado, Sheila Fabiana de Pontes
Rafael, Edmilson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de verbo
Paradigmas de Ensino
Ensino Fundamental I.
topic Ensino de verbo
Paradigmas de Ensino
Ensino Fundamental I.
description Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre ensino da categoria gramatical verbo no Ensino Fundamental I. Focamos, para esse trabalho, a expectativa criada para os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a um ensino de língua que promova o conhecimento linguístico dos alunos centrado nos usos que se materializam em textos e estes em gêneros textuais, conforme as orientações contemporâneas. A questão de investigação foi: sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de duas professoras do Ensino Fundamental (Anos Iniciais – 5º Ano) de uma escola pública do Estado da Paraíba? Para responder a essa questão, utilizamos dados provenientes de registro de anotações de campo, aulas e de entrevistas com as professoras, em atuação no quinto ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. A análise, fundamentada nos paradigmas dos estudos linguísticos e suas contribuições para o tratamento da categoria verbo, comprovou uma tendência para uma orientação didática centrada no paradigma dos usos linguísticos limitada por condições específicas da prática escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2078/1402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 22-40
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180199055360