PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571 |
Resumo: | ARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001. |
id |
UFC-7_3caec36598ad355718c66785f0441bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/16571 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?PCNParadigmaEnsino de língua maternaARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001.The “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCNs), edited by the Ministry of Culture and Education, are a Brazilian teaching reference document, whose main purpose is to aid curricular discussion. This study aims at making an analysis of paradigm underlying the document where it refers to the teaching strategies os mother tongue. An interpretative comparative analysis has been performed through a confrontation of the various statements presented in several sctions os the document. It is important to point out that, although this document has not been understood by the large number of teachers, the PCNs today are used in most Elementary and High Schools and in Schools of Education in Brazil, a fact that justifies a research study in which it can be examined, explained, discussed and revised.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), lançados pelos MEC, são um documento norteador do ensino, cuja finalidade é “constituir-se como referência para as discussões curriculares da área – em curso há vários anos em muitos Estados e Municípios – e contribuir com técnicos e professores no processo de revisão e elaboração de propostas didáticas”. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do paradigma de ensino de língua materna subjacente a esse documento. Como procedimento de análise, dá-se, neste trabalho, preferência a análise comparativa de cunho interpretativista, confrontando-se as afirmativas apresentadas em várias sessões. Vale salientar que embora não assimilado pela massa de professores a que se dirige e em vários pontos criticado por especialistas, os PCN são hoje um texto em circulação nas escolas e nos cursos de formação de professores, daí a justificativa para a realização de estudos como esse que possam analisá-lo, explicá-lo, discuti-lo, revê-lo.Revista de Letras2016-05-03T10:38:02Z2016-05-03T10:38:02Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, D. L. (2001)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571Araújo, Denise Lino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:28:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16571Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:37.407317Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
title |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
spellingShingle |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Araújo, Denise Lino de PCN Paradigma Ensino de língua materna |
title_short |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
title_full |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
title_fullStr |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
title_full_unstemmed |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
title_sort |
PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? |
author |
Araújo, Denise Lino de |
author_facet |
Araújo, Denise Lino de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Denise Lino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PCN Paradigma Ensino de língua materna |
topic |
PCN Paradigma Ensino de língua materna |
description |
ARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2016-05-03T10:38:02Z 2016-05-03T10:38:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Araújo, D. L. (2001) 0101-8051 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571 |
identifier_str_mv |
Araújo, D. L. (2001) 0101-8051 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028974183317504 |