PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Denise Lino de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571
Resumo: ARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001.
id UFC-7_3caec36598ad355718c66785f0441bce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16571
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?PCNParadigmaEnsino de língua maternaARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001.The “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCNs), edited by the Ministry of Culture and Education, are a Brazilian teaching reference document, whose main purpose is to aid curricular discussion. This study aims at making an analysis of paradigm underlying the document where it refers to the teaching strategies os mother tongue. An interpretative comparative analysis has been performed through a confrontation of the various statements presented in several sctions os the document. It is important to point out that, although this document has not been understood by the large number of teachers, the PCNs today are used in most Elementary and High Schools and in Schools of Education in Brazil, a fact that justifies a research study in which it can be examined, explained, discussed and revised.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), lançados pelos MEC, são um documento norteador do ensino, cuja finalidade é “constituir-se como referência para as discussões curriculares da área – em curso há vários anos em muitos Estados e Municípios – e contribuir com técnicos e professores no processo de revisão e elaboração de propostas didáticas”. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do paradigma de ensino de língua materna subjacente a esse documento. Como procedimento de análise, dá-se, neste trabalho, preferência a análise comparativa de cunho interpretativista, confrontando-se as afirmativas apresentadas em várias sessões. Vale salientar que embora não assimilado pela massa de professores a que se dirige e em vários pontos criticado por especialistas, os PCN são hoje um texto em circulação nas escolas e nos cursos de formação de professores, daí a justificativa para a realização de estudos como esse que possam analisá-lo, explicá-lo, discuti-lo, revê-lo.Revista de Letras2016-05-03T10:38:02Z2016-05-03T10:38:02Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, D. L. (2001)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571Araújo, Denise Lino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:28:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16571Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:37.407317Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
title PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
spellingShingle PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
Araújo, Denise Lino de
PCN
Paradigma
Ensino de língua materna
title_short PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
title_full PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
title_fullStr PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
title_full_unstemmed PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
title_sort PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua?
author Araújo, Denise Lino de
author_facet Araújo, Denise Lino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Denise Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv PCN
Paradigma
Ensino de língua materna
topic PCN
Paradigma
Ensino de língua materna
description ARAÚJO, Denise Lino de. PCN de língua portuguesa: há mudanças de paradigma no ensino de língua? Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 77-83, jan./dez. 2001.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2016-05-03T10:38:02Z
2016-05-03T10:38:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, D. L. (2001)
0101-8051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571
identifier_str_mv Araújo, D. L. (2001)
0101-8051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028974183317504