Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jesus de Nazaré de Lima da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pimentel, Thaís Pimenta, Arraes, Rosa Maria Lourenço, Arraes, Jonas Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973
Resumo: O artigo notas sobre identidade: a escola como espaço de (de) construções identitarias, tem como objetivo apresentar um pouco do referencial teórico sobre identidade e o debate sobre o cabelo crespo, no campo da simbologia, no contexto brasileiro, envolvendo crianças e adolescente. Destaca-se também neste texto as motivações que levaram a desenvolver um projeto sobre questões étnico-raciais envolvendo identidade e cabelo crespo, em uma escola pública do Município de Salvaterra em cumprimento da Lei 10.639/03 como política pública educacional para o enfrentamento ao racismo, preconceito e violência nos ambientes escolares, assim como, o resgate da cultura e história do povo negro, como preconiza a própria lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O artigo é um recorte do projeto de intervenção intitulado “Questões Étnico-raciais: a simbologia cabelo como possibilidade de afirmação da identidade negra”, defendida no “Curso de especialização em relações étnico-raciais para o ensino fundamental”, promovida pelo Núcleo Gera/UFPA.  O projeto tem contribuído para a desconstrução de estereótipos atribuídos aos negros e verbalizados a partir de apelidos pejorativos que visam desqualificar uma característica particular, tal como, o cabelo. Dessa forma, faremos uma pesquisa bibliográfica
id CP2-1_284e80cedc747020d4a32d5c4f1e7521
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/973
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.Identidade. Cabelo. Escola. Cabelo Crespo.O artigo notas sobre identidade: a escola como espaço de (de) construções identitarias, tem como objetivo apresentar um pouco do referencial teórico sobre identidade e o debate sobre o cabelo crespo, no campo da simbologia, no contexto brasileiro, envolvendo crianças e adolescente. Destaca-se também neste texto as motivações que levaram a desenvolver um projeto sobre questões étnico-raciais envolvendo identidade e cabelo crespo, em uma escola pública do Município de Salvaterra em cumprimento da Lei 10.639/03 como política pública educacional para o enfrentamento ao racismo, preconceito e violência nos ambientes escolares, assim como, o resgate da cultura e história do povo negro, como preconiza a própria lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O artigo é um recorte do projeto de intervenção intitulado “Questões Étnico-raciais: a simbologia cabelo como possibilidade de afirmação da identidade negra”, defendida no “Curso de especialização em relações étnico-raciais para o ensino fundamental”, promovida pelo Núcleo Gera/UFPA.  O projeto tem contribuído para a desconstrução de estereótipos atribuídos aos negros e verbalizados a partir de apelidos pejorativos que visam desqualificar uma característica particular, tal como, o cabelo. Dessa forma, faremos uma pesquisa bibliográficaImperial Editora do Colégio Pedro II2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 36-502525-28792525-287910.33025/ceb.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973/700Costa, Jesus de Nazaré de Lima daPimentel, Thaís PimentaArraes, Rosa Maria LourençoArraes, Jonas Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:10:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/973Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:10:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
title Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
spellingShingle Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
Costa, Jesus de Nazaré de Lima da
Identidade. Cabelo. Escola. Cabelo Crespo.
title_short Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
title_full Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
title_fullStr Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
title_full_unstemmed Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
title_sort Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
author Costa, Jesus de Nazaré de Lima da
author_facet Costa, Jesus de Nazaré de Lima da
Pimentel, Thaís Pimenta
Arraes, Rosa Maria Lourenço
Arraes, Jonas Monteiro
author_role author
author2 Pimentel, Thaís Pimenta
Arraes, Rosa Maria Lourenço
Arraes, Jonas Monteiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jesus de Nazaré de Lima da
Pimentel, Thaís Pimenta
Arraes, Rosa Maria Lourenço
Arraes, Jonas Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade. Cabelo. Escola. Cabelo Crespo.
topic Identidade. Cabelo. Escola. Cabelo Crespo.
description O artigo notas sobre identidade: a escola como espaço de (de) construções identitarias, tem como objetivo apresentar um pouco do referencial teórico sobre identidade e o debate sobre o cabelo crespo, no campo da simbologia, no contexto brasileiro, envolvendo crianças e adolescente. Destaca-se também neste texto as motivações que levaram a desenvolver um projeto sobre questões étnico-raciais envolvendo identidade e cabelo crespo, em uma escola pública do Município de Salvaterra em cumprimento da Lei 10.639/03 como política pública educacional para o enfrentamento ao racismo, preconceito e violência nos ambientes escolares, assim como, o resgate da cultura e história do povo negro, como preconiza a própria lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O artigo é um recorte do projeto de intervenção intitulado “Questões Étnico-raciais: a simbologia cabelo como possibilidade de afirmação da identidade negra”, defendida no “Curso de especialização em relações étnico-raciais para o ensino fundamental”, promovida pelo Núcleo Gera/UFPA.  O projeto tem contribuído para a desconstrução de estereótipos atribuídos aos negros e verbalizados a partir de apelidos pejorativos que visam desqualificar uma característica particular, tal como, o cabelo. Dessa forma, faremos uma pesquisa bibliográfica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973/700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 36-50
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v2i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180166549504