Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973 |
Resumo: | O artigo notas sobre identidade: a escola como espaço de (de) construções identitarias, tem como objetivo apresentar um pouco do referencial teórico sobre identidade e o debate sobre o cabelo crespo, no campo da simbologia, no contexto brasileiro, envolvendo crianças e adolescente. Destaca-se também neste texto as motivações que levaram a desenvolver um projeto sobre questões étnico-raciais envolvendo identidade e cabelo crespo, em uma escola pública do Município de Salvaterra em cumprimento da Lei 10.639/03 como política pública educacional para o enfrentamento ao racismo, preconceito e violência nos ambientes escolares, assim como, o resgate da cultura e história do povo negro, como preconiza a própria lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O artigo é um recorte do projeto de intervenção intitulado “Questões Étnico-raciais: a simbologia cabelo como possibilidade de afirmação da identidade negra”, defendida no “Curso de especialização em relações étnico-raciais para o ensino fundamental”, promovida pelo Núcleo Gera/UFPA. O projeto tem contribuído para a desconstrução de estereótipos atribuídos aos negros e verbalizados a partir de apelidos pejorativos que visam desqualificar uma característica particular, tal como, o cabelo. Dessa forma, faremos uma pesquisa bibliográfica |
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Notas Sobre Identidade: A Escola como Espaço de (De) Construções Identitárias.Identidade. Cabelo. Escola. Cabelo Crespo.O artigo notas sobre identidade: a escola como espaço de (de) construções identitarias, tem como objetivo apresentar um pouco do referencial teórico sobre identidade e o debate sobre o cabelo crespo, no campo da simbologia, no contexto brasileiro, envolvendo crianças e adolescente. Destaca-se também neste texto as motivações que levaram a desenvolver um projeto sobre questões étnico-raciais envolvendo identidade e cabelo crespo, em uma escola pública do Município de Salvaterra em cumprimento da Lei 10.639/03 como política pública educacional para o enfrentamento ao racismo, preconceito e violência nos ambientes escolares, assim como, o resgate da cultura e história do povo negro, como preconiza a própria lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O artigo é um recorte do projeto de intervenção intitulado “Questões Étnico-raciais: a simbologia cabelo como possibilidade de afirmação da identidade negra”, defendida no “Curso de especialização em relações étnico-raciais para o ensino fundamental”, promovida pelo Núcleo Gera/UFPA. O projeto tem contribuído para a desconstrução de estereótipos atribuídos aos negros e verbalizados a partir de apelidos pejorativos que visam desqualificar uma característica particular, tal como, o cabelo. Dessa forma, faremos uma pesquisa bibliográficaImperial Editora do Colégio Pedro II2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 36-502525-28792525-287910.33025/ceb.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/973/700Costa, Jesus de Nazaré de Lima daPimentel, Thaís PimentaArraes, Rosa Maria LourençoArraes, Jonas Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:10:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/973Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:10:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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