INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741 |
Resumo: | RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. |
id |
CP2-1_32a5228d03fcee88c5bea3810be71c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1741 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIALRESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 54-681983-007610.33025/rps.v1i21reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741/1249Araújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T12:10:18Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1741Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-08-06T12:10:18Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
title |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
spellingShingle |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL Araújo, Marcelo da Silva |
title_short |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
title_full |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
title_fullStr |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
title_sort |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL |
author |
Araújo, Marcelo da Silva |
author_facet |
Araújo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcelo da Silva |
description |
RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741/1249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 54-68 1983-0076 10.33025/rps.v1i21 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175833833472 |