INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741
Resumo: RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. 
id CP2-1_32a5228d03fcee88c5bea3810be71c7d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1741
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIALRESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 54-681983-007610.33025/rps.v1i21reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741/1249Araújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T12:10:18Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1741Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-08-06T12:10:18Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
title INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
spellingShingle INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
Araújo, Marcelo da Silva
title_short INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
title_full INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
title_fullStr INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
title_full_unstemmed INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
title_sort INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
author Araújo, Marcelo da Silva
author_facet Araújo, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcelo da Silva
description RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1741/1249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 54-68
1983-0076
10.33025/rps.v1i21
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175833833472