O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308 |
Resumo: | A disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa. |
id |
CP2-1_34b72abb9041928515b64fd7ded05309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2308 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICASScratchMatemática fácilEnsino-aprendizagemA disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 6-242525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308/2129PASCOAL, ANGRA SANTANAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2308Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
title |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
spellingShingle |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS PASCOAL, ANGRA SANTANA Scratch Matemática fácil Ensino-aprendizagem |
title_short |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
title_full |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
title_fullStr |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
title_full_unstemmed |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
title_sort |
O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS |
author |
PASCOAL, ANGRA SANTANA |
author_facet |
PASCOAL, ANGRA SANTANA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PASCOAL, ANGRA SANTANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scratch Matemática fácil Ensino-aprendizagem |
topic |
Scratch Matemática fácil Ensino-aprendizagem |
description |
A disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308/2129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 6-24 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180209541120 |