O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PASCOAL, ANGRA SANTANA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308
Resumo: A disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa.
id CP2-1_34b72abb9041928515b64fd7ded05309
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2308
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICASScratchMatemática fácilEnsino-aprendizagemA disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 6-242525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308/2129PASCOAL, ANGRA SANTANAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2308Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
title O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
spellingShingle O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
PASCOAL, ANGRA SANTANA
Scratch
Matemática fácil
Ensino-aprendizagem
title_short O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
title_full O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
title_fullStr O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
title_full_unstemmed O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
title_sort O USO DO JOGO MATEMÁTICA FÁCIL: CRIADO A PARTIR DO SOFTWARE SCRATCH PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
author PASCOAL, ANGRA SANTANA
author_facet PASCOAL, ANGRA SANTANA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PASCOAL, ANGRA SANTANA
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Matemática fácil
Ensino-aprendizagem
topic Scratch
Matemática fácil
Ensino-aprendizagem
description A disciplina de matemática é considerada por muitos estudantes como difícil e “chata”, de modo que criam uma aversão ou bloqueio que os impedem de conhecer essa ciência que está presente em todos os momentos da vida de todos os seres humanos. Com base em reclamações como essa o presente artigo tem como objetivo principal analisar quais as contribuições do jogo Matemática Fácil para o ensino da matemática e se ele pode ser utilizado como ferramenta metodológica, quais os seus benefícios e se pode auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática para as diferentes séries e conteúdos do ensino fundamental. Para isso a pesquisa contou com participação dos alunos do curso de reforço escolar da disciplina de matemática, com faixa etária de dez a quinze anos. A metodologia utilizada foi baseada em aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores a aplicação do jogo criado através do software Scratch para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2308/2129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 6-24
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180209541120