A utilização do Scratch como ferramenta pedagógica na percepção de quem ensinará matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9614 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da linguagem de programação Scratch, como possível ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos na formação inicial de professores. Para o estudo, utilizou-se o Scratch que, além de desenvolver o pensamento computacional, possibilita ao professor trabalhar os conteúdos matemáticos por meio de seus jogos, animações e diversas outras atividades. Os dados empíricos foram construídos com quatro estudantes da licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública Federal do Centro-Oeste, por meio de questionários, que foram socializados ao final de duas oficinas de construção de jogos com o Scratch. Para compor os resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Constituíram-se como categorias: o trabalho e a interação. Os resultados sugerem, na percepção dos licenciandos, que o uso do Scratch pode melhorar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, tornando essa experiência significativa, criativa e lúdica. |
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A utilização do Scratch como ferramenta pedagógica na percepção de quem ensinará matemáticaThe use of Scratch as a pedagogical tool in the perception of who will teach mathematicsEnsino. Educação Matemática. Novas Tecnologias.Ensino; Aprendizagem; Scratch; MatemáticaTeaching; Learning; Scratch; MathematicsEste artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da linguagem de programação Scratch, como possível ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos na formação inicial de professores. Para o estudo, utilizou-se o Scratch que, além de desenvolver o pensamento computacional, possibilita ao professor trabalhar os conteúdos matemáticos por meio de seus jogos, animações e diversas outras atividades. Os dados empíricos foram construídos com quatro estudantes da licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública Federal do Centro-Oeste, por meio de questionários, que foram socializados ao final de duas oficinas de construção de jogos com o Scratch. Para compor os resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Constituíram-se como categorias: o trabalho e a interação. Os resultados sugerem, na percepção dos licenciandos, que o uso do Scratch pode melhorar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, tornando essa experiência significativa, criativa e lúdica.This paper presents a research on the use of the Scratch block programming language as a possible tool in the process of teaching and learning mathematical concepts in initial teacher education. For the study, we used the virtual space of the Scratch, which in addition to developing the computational thinking, allows the teacher to work in the schools the mathematical contents through their games, animations and various other activities. The empirical data were constructed with four Mathematics undergraduate students of a Federal Public Institution of the Midwest, through questionnaires, socialized at the end of two workshops to create games with the Scratch. To compose the results, we opted for Bardin's Content Analysis (2016). The categories were work and interaction. The results suggest, in the students' perception, that the use of Scratch can improve the teaching and learning process of Mathematics, making this experience meaningful, creative and playful.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Regina Pina, Universidade de Brasília, Departamento de Matemática.Silva, Janaína Mendes Pereira daNogueira, Cleia AlvesPina Neves, Regina da SilvaSilva, Paulo Cesar Bernardo2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/961410.3895/rbect.v15n2.9614Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9614/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9614/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/9614Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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