APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre Bins, Gabriela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Lisandra Oliveira e, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906
Resumo: O artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar.
id CP2-1_35d2a5e86394bf49120a107ec93a3b29
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3906
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RSEducação FísicaEducação para as Relações Étnico-RaciaisPedagogia GriôDecolonialidadeO artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23262525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906/2455Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre Bins, GabrielaSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2024-04-28T01:29:54Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3906Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:29:54Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
title APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
spellingShingle APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
Nobre Bins, Gabriela
Educação Física
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Pedagogia Griô
Decolonialidade
title_short APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
title_full APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
title_fullStr APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
title_sort APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
author Nobre Bins, Gabriela
author_facet Nobre Bins, Gabriela
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre Bins, Gabriela
Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Pedagogia Griô
Decolonialidade
topic Educação Física
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Pedagogia Griô
Decolonialidade
description O artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906/2455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2326
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178947055616