APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906 |
Resumo: | O artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar. |
id |
CP2-1_35d2a5e86394bf49120a107ec93a3b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3906 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RSEducação FísicaEducação para as Relações Étnico-RaciaisPedagogia GriôDecolonialidadeO artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23262525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906/2455Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre Bins, GabrielaSilva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2024-04-28T01:29:54Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3906Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:29:54Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
title |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS Nobre Bins, Gabriela Educação Física Educação para as Relações Étnico-Raciais Pedagogia Griô Decolonialidade |
title_short |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
title_full |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
title_sort |
APRENDER A DESAPRENDER: PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS: Learning to unlearn: decolonial practices in Physical Educationin a public school in the city of Porto Alegre/RS |
author |
Nobre Bins, Gabriela |
author_facet |
Nobre Bins, Gabriela Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre Bins, Gabriela Silva, Lisandra Oliveira e Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação para as Relações Étnico-Raciais Pedagogia Griô Decolonialidade |
topic |
Educação Física Educação para as Relações Étnico-Raciais Pedagogia Griô Decolonialidade |
description |
O artigo narra a experiência docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS e tece o processo de desaprender para aprender novas formas de construir saberes e práticas pedagógicas. Apresentamos no texto o Projeto Corpo e Ancestralidade, uma prática a partir da Pedagogia Griô e construímos a tese de que a Pedagogia Griô é uma possibilidade de uma prática decolonial, da prática de uma educação das relações étnico raciais e da construção de uma educação antirracista na Educação Física escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3906/2455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2326 2525-5916 10.33025/tefe.v8i reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178947055616 |