UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier de Assis Alves, Grazielly
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reis Tomaz, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912
Resumo:  Este é um Relato de Experiência sobre a atividade ”Jongo na Escola”, realizada durante o terceiro trimestre letivo do ano de 2022, nos meses de Outubro e Novembro., do ano de 2022, com  Por oito aulas , todas as sextas-feiras, no turno da tarde, cada turma teve dois tempos de quarenta minutos, totalizando cinco horas e vinte minutos, no Colégio Pedro II, Campus Centro. Participaram duas turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é ampliar a leitura dessa manifestação corporal, tentando superar estereótipos e preconceitos que acompanham suas essas práticas segundo referencial utilizado como base teórica para a experiência. Constatou-se significativa mudança na percepção discente quanto à cultura jongueira e relevante interesse nas próprias possibilidades corpo-orais. Considera-se o Jongo como imprescindível tema para escolas do Sudeste. Palavras-chave: Jongo, Colégio Pedro II, Educação Física Antirracista.    
id CP2-1_3b357c01dc1f84f91a46e8555d3d0bc9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3912
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands PraxisJongoColégio Pedro IIEducação Física Antirracista Este é um Relato de Experiência sobre a atividade ”Jongo na Escola”, realizada durante o terceiro trimestre letivo do ano de 2022, nos meses de Outubro e Novembro., do ano de 2022, com  Por oito aulas , todas as sextas-feiras, no turno da tarde, cada turma teve dois tempos de quarenta minutos, totalizando cinco horas e vinte minutos, no Colégio Pedro II, Campus Centro. Participaram duas turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é ampliar a leitura dessa manifestação corporal, tentando superar estereótipos e preconceitos que acompanham suas essas práticas segundo referencial utilizado como base teórica para a experiência. Constatou-se significativa mudança na percepção discente quanto à cultura jongueira e relevante interesse nas próprias possibilidades corpo-orais. Considera-se o Jongo como imprescindível tema para escolas do Sudeste. Palavras-chave: Jongo, Colégio Pedro II, Educação Física Antirracista.    Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23292525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912/2456Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier de Assis Alves, GraziellyReis Tomaz, Camila2024-04-28T01:39:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3912Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:39:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
title UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
Xavier de Assis Alves, Grazielly
Jongo
Colégio Pedro II
Educação Física Antirracista
title_short UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
title_full UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DE JONGO NO CHÃO DA ESCOLA: NATUREZAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMANDAM PRÁXIS: A Jongo Experience on the School Floor: Nature in School Physical Education Demands Praxis
author Xavier de Assis Alves, Grazielly
author_facet Xavier de Assis Alves, Grazielly
Reis Tomaz, Camila
author_role author
author2 Reis Tomaz, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier de Assis Alves, Grazielly
Reis Tomaz, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Jongo
Colégio Pedro II
Educação Física Antirracista
topic Jongo
Colégio Pedro II
Educação Física Antirracista
description  Este é um Relato de Experiência sobre a atividade ”Jongo na Escola”, realizada durante o terceiro trimestre letivo do ano de 2022, nos meses de Outubro e Novembro., do ano de 2022, com  Por oito aulas , todas as sextas-feiras, no turno da tarde, cada turma teve dois tempos de quarenta minutos, totalizando cinco horas e vinte minutos, no Colégio Pedro II, Campus Centro. Participaram duas turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é ampliar a leitura dessa manifestação corporal, tentando superar estereótipos e preconceitos que acompanham suas essas práticas segundo referencial utilizado como base teórica para a experiência. Constatou-se significativa mudança na percepção discente quanto à cultura jongueira e relevante interesse nas próprias possibilidades corpo-orais. Considera-se o Jongo como imprescindível tema para escolas do Sudeste. Palavras-chave: Jongo, Colégio Pedro II, Educação Física Antirracista.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3912/2456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2329
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178950201344