Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Vívian Parreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia Montrone, Aida Victória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90
Resumo: Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças  ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.
id SPQMH_d1e4f09e4e90d6aa0973161e1ec18d82
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niñosExperiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as criançasShared experiences in jongo circles at school with childrenEducaciónRelaciones Étnico-RacialesJongoNiñosEducationEthnic-Racial RelationsJongoChildrenEducação AmbientalRelações Étnico-RaciaisJongoCriançasExperiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças  ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças  ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças  ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-9010.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 77-90Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-902594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/372http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/371Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montronehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Vívian ParreiraGarcia Montrone, Aida Victória 2023-04-07T10:32:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-04-07T10:32:28Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças
Shared experiences in jongo circles at school with children
title Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
spellingShingle Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
da Silva, Vívian Parreira
Educación
Relaciones Étnico-Raciales
Jongo
Niños
Education
Ethnic-Racial Relations
Jongo
Children
Educação Ambiental
Relações Étnico-Raciais
Jongo
Crianças
title_short Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
title_full Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
title_fullStr Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
title_full_unstemmed Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
title_sort Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
author da Silva, Vívian Parreira
author_facet da Silva, Vívian Parreira
Garcia Montrone, Aida Victória
author_role author
author2 Garcia Montrone, Aida Victória
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Vívian Parreira
Garcia Montrone, Aida Victória
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Relaciones Étnico-Raciales
Jongo
Niños
Education
Ethnic-Racial Relations
Jongo
Children
Educação Ambiental
Relações Étnico-Raciais
Jongo
Crianças
topic Educación
Relaciones Étnico-Raciales
Jongo
Niños
Education
Ethnic-Racial Relations
Jongo
Children
Educação Ambiental
Relações Étnico-Raciais
Jongo
Crianças
description Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças  ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/372
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montrone
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montrone
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 77-90
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873602244608