Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90 |
Resumo: | Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños. |
id |
SPQMH_d1e4f09e4e90d6aa0973161e1ec18d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niñosExperiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as criançasShared experiences in jongo circles at school with childrenEducaciónRelaciones Étnico-RacialesJongoNiñosEducationEthnic-Racial RelationsJongoChildrenEducação AmbientalRelações Étnico-RaciaisJongoCriançasExperiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-9010.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 77-90Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-902594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/372http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/371Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montronehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Vívian ParreiraGarcia Montrone, Aida Victória 2023-04-07T10:32:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-04-07T10:32:28Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças Shared experiences in jongo circles at school with children |
title |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
spellingShingle |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños da Silva, Vívian Parreira Educación Relaciones Étnico-Raciales Jongo Niños Education Ethnic-Racial Relations Jongo Children Educação Ambiental Relações Étnico-Raciais Jongo Crianças |
title_short |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
title_full |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
title_fullStr |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
title_full_unstemmed |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
title_sort |
Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños |
author |
da Silva, Vívian Parreira |
author_facet |
da Silva, Vívian Parreira Garcia Montrone, Aida Victória |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Montrone, Aida Victória |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Vívian Parreira Garcia Montrone, Aida Victória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Relaciones Étnico-Raciales Jongo Niños Education Ethnic-Racial Relations Jongo Children Educação Ambiental Relações Étnico-Raciais Jongo Crianças |
topic |
Educación Relaciones Étnico-Raciales Jongo Niños Education Ethnic-Racial Relations Jongo Children Educação Ambiental Relações Étnico-Raciais Jongo Crianças |
description |
Experiências partilhadas nas rodas de jongo na escola com as crianças ResumoEste artigo, inspirado na pesquisa de doutorado intitulada “Jongo na Escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais”, tem como proposta apresentar dados da pesquisa que permitiram a construção de caminhos e espaços para a prática da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar a partir de vivências de jongo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da sistematização de experiências percorremos os caminhos de construção do estudo. Foi realizada intervenção de jongo, envolvendo as crianças e a professora da turma. Dentre os resultados, destacamos os desafios da pesquisa com crianças, bem como a importância de dialogarmos e aprendermos com elas processos de aprender e ensinar que viabilizam uma educação em favor da vida, que pratique a diversidade, a brincadeira e a multiplicidade de histórias e existências.Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-Raciais. Jongo. Crianças. Shared experiences in jongo circles at school with children AbstractInspired by the doctoral research “Jongo at School: contributions for and in the education of ethnic-racial relations”, this article aims to present data that allowed the construction of spaces for the practice of the education of ethnic-racial relations in school, based on jongo experiences. It was a qualitative research, through the systematization of experiences we went through the paths of construction of the study. A jongo intervention was carried out,with the participation of the children and the class teacher. Among the results, we highlight the challenges of research with children, as well as the importance of dialoguing and learning with them the processes of learning and teaching that enable an education in favor of life, which practices diversity, play and the multiplicity of stories and existences.Keywords: Education. Ethnic-Racial Relations. Jongo. Children. Experiencias compartidas en círculos jongos en la escuela con niños ResumenEste artículo, inspirado en la investigación doctoral titulada “El jongo en la escuela: aportes para y en la educación de las relaciones étnico-raciales”, tiene como objetivo presentar datos de investigación que permitieron construir caminos y espacios para la práctica de la educación de las relaciones étnico-raciales en el espacio escolar desde las experiencias del jongo. Fue una investigación cualitativa, a través de la sistematización de experiencias recorrimos los caminos de construcción del estudio. Se realizó una intervención de jongo, involucrando a los niños y al profesor de la clase. Entre los resultados, destacamos los desafíos de la investigación con niños, así como la importancia de dialogar y aprender con ellos, procesos de aprendizaje y enseñanza que posibiliten una educación a favor de la vida, que practique la diversidad, el juego y la multiplicidad de historias y existencias.Palabras clave: Educación. Relaciones Étnico-Raciales. Jongo. Niños. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/372 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p77-90/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montrone http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vívian Parreira da Silva, Aida Victória Garcia Montrone http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 77-90 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 77-90 2594-6463 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873602244608 |