A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Maria Cecília Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788
Resumo: No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica.
id CP2-1_3c7f277f22fba47742d66b8ae72285fa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/788
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura conscienteEnsino de PortuguêsIdeologia discursivaTexto noticiosoEducação crítica.No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 5-182525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788/650Viegas, Ana Cristina CoutinhoMoraes, Maria Cecília Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/788Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
title A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
spellingShingle A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
Viegas, Ana Cristina Coutinho
Ensino de Português
Ideologia discursiva
Texto noticioso
Educação crítica.
title_short A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
title_full A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
title_fullStr A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
title_full_unstemmed A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
title_sort A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
author Viegas, Ana Cristina Coutinho
author_facet Viegas, Ana Cristina Coutinho
Moraes, Maria Cecília Sousa
author_role author
author2 Moraes, Maria Cecília Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Ana Cristina Coutinho
Moraes, Maria Cecília Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português
Ideologia discursiva
Texto noticioso
Educação crítica.
topic Ensino de Português
Ideologia discursiva
Texto noticioso
Educação crítica.
description No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788/650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 5-18
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180144529408