A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788 |
Resumo: | No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica. |
id |
CP2-1_3c7f277f22fba47742d66b8ae72285fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/788 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura conscienteEnsino de PortuguêsIdeologia discursivaTexto noticiosoEducação crítica.No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 5-182525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788/650Viegas, Ana Cristina CoutinhoMoraes, Maria Cecília Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/788Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
title |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
spellingShingle |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente Viegas, Ana Cristina Coutinho Ensino de Português Ideologia discursiva Texto noticioso Educação crítica. |
title_short |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
title_full |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
title_fullStr |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
title_full_unstemmed |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
title_sort |
A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente |
author |
Viegas, Ana Cristina Coutinho |
author_facet |
Viegas, Ana Cristina Coutinho Moraes, Maria Cecília Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Maria Cecília Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Ana Cristina Coutinho Moraes, Maria Cecília Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Português Ideologia discursiva Texto noticioso Educação crítica. |
topic |
Ensino de Português Ideologia discursiva Texto noticioso Educação crítica. |
description |
No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/788/650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 5-18 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180144529408 |