Análise do discurso e leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4657 |
Resumo: | A Análise do Discurso exerceu efeitos significativos na teorização sobre leitura e na prática da leitura em instituições de ensino. Este artigo pretende discutir esses efeitos, apontando tanto para os avanços quanto para os impasses trazidos pela Análise do Discurso. Por um lado, abordar a leitura como produção de sentidos sócio-historicamente determinada permite romper com a perspectiva da leitura como ato comunicativo e colocar em destaque o leitor como intérprete, isto é, como produtor de sentidos sócio-historicamente posicionado. Entretanto, o artigo aponta para a necessidade de que os estudos discursivos às voltas com o fenômeno da leitura se interroguem também sobre o lugar da materialidade linguística do texto no ato de leitura, o que está em consonância com o destaque dado por Michel Pêcheux à materialidade linguística nos procedimentos de análise discursiva por ele delineados. |
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