“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scramingnon, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schaefer, Katia Bizzo, dos Santos, Liana Pereira Borba, Camões, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155
Resumo: Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos.
id CP2-1_3ceca59087289e8f72a5e80b282bdd84
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1155
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?EscutaDiálogoLugar da infância.Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155/851Scramingnon, GabrielaSchaefer, Katia Bizzodos Santos, Liana Pereira BorbaCamões, Maria Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1155Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
title “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
spellingShingle “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
Scramingnon, Gabriela
Escuta
Diálogo
Lugar da infância.
title_short “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
title_full “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
title_fullStr “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
title_full_unstemmed “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
title_sort “OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
author Scramingnon, Gabriela
author_facet Scramingnon, Gabriela
Schaefer, Katia Bizzo
dos Santos, Liana Pereira Borba
Camões, Maria Clara
author_role author
author2 Schaefer, Katia Bizzo
dos Santos, Liana Pereira Borba
Camões, Maria Clara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scramingnon, Gabriela
Schaefer, Katia Bizzo
dos Santos, Liana Pereira Borba
Camões, Maria Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta
Diálogo
Lugar da infância.
topic Escuta
Diálogo
Lugar da infância.
description Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155/851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177981317120