“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos. |
id |
CP2-1_3ceca59087289e8f72a5e80b282bdd84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1155 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?EscutaDiálogoLugar da infância.Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155/851Scramingnon, GabrielaSchaefer, Katia Bizzodos Santos, Liana Pereira BorbaCamões, Maria Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1155Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
title |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
spellingShingle |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? Scramingnon, Gabriela Escuta Diálogo Lugar da infância. |
title_short |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
title_full |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
title_fullStr |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
title_full_unstemmed |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
title_sort |
“OS PAIS PODEM VIR E NÃO PRECISA ESTAR COM A ROUPA NA COR DA ESCOLA”: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS? |
author |
Scramingnon, Gabriela |
author_facet |
Scramingnon, Gabriela Schaefer, Katia Bizzo dos Santos, Liana Pereira Borba Camões, Maria Clara |
author_role |
author |
author2 |
Schaefer, Katia Bizzo dos Santos, Liana Pereira Borba Camões, Maria Clara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scramingnon, Gabriela Schaefer, Katia Bizzo dos Santos, Liana Pereira Borba Camões, Maria Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta Diálogo Lugar da infância. |
topic |
Escuta Diálogo Lugar da infância. |
description |
Este trabalho pretende discutir o lugar da infância no cotidiano da Educação Infantil, compreendendo a escuta como princípio para a construção de práticas no trabalho com as crianças no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. Na instituição organizou-se um Conselho de Alunos Representantes de Turma (CART) – já existente em outros segmentos da Educação Básica do Colégio Pedro II –, que configura espaço de produção de discursos, de diálogo e de encontro com as crianças. Ao vivenciar essa prática, com a intenção de nós, adultos, olharmos para os enunciados das crianças, tornaram-se evidentes alguns desvios, surpresas e lugares por onde elas podem nos conduzir. O texto traz alguns recortes e reflexões deste cenário, finalizando com algumas das provocações que surgiram no âmbito dessa experiência, que revelam a possibilidade de trilhar novos caminhos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1155/851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177981317120 |