Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tartaglia, Leandro Riente da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Larissa Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481
Resumo: A formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. 
id CP2-1_3ffe629d823d8ad189cbda16ef8ef6c4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3481
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolarTecnologias AfricanasFormação Territorial BrasileiraGeografia escolarGeografias Negras.Geografias NegrasEnsino de GeografiaA formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 21-342358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481/2356Tartaglia, Leandro Riente da SilvaSouza, Larissa Lima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3481Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
title Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
spellingShingle Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
Tartaglia, Leandro Riente da Silva
Tecnologias Africanas
Formação Territorial Brasileira
Geografia escolar
Geografias Negras.
Geografias Negras
Ensino de Geografia
title_short Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
title_full Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
title_fullStr Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
title_full_unstemmed Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
title_sort Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
author Tartaglia, Leandro Riente da Silva
author_facet Tartaglia, Leandro Riente da Silva
Souza, Larissa Lima de
author_role author
author2 Souza, Larissa Lima de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tartaglia, Leandro Riente da Silva
Souza, Larissa Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Africanas
Formação Territorial Brasileira
Geografia escolar
Geografias Negras.
Geografias Negras
Ensino de Geografia
topic Tecnologias Africanas
Formação Territorial Brasileira
Geografia escolar
Geografias Negras.
Geografias Negras
Ensino de Geografia
description A formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481/2356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 21-34
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i16
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177524137984