Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481 |
Resumo: | A formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. |
id |
CP2-1_3ffe629d823d8ad189cbda16ef8ef6c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3481 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolarTecnologias AfricanasFormação Territorial BrasileiraGeografia escolarGeografias Negras.Geografias NegrasEnsino de GeografiaA formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 21-342358-446710.33025/grgcp2.v8i16reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481/2356Tartaglia, Leandro Riente da SilvaSouza, Larissa Lima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T15:09:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3481Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T15:09:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
title |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
spellingShingle |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar Tartaglia, Leandro Riente da Silva Tecnologias Africanas Formação Territorial Brasileira Geografia escolar Geografias Negras. Geografias Negras Ensino de Geografia |
title_short |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
title_full |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
title_fullStr |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
title_full_unstemmed |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
title_sort |
Tecnologias africanas na construção do território brasileiro: um diálogo entre Milton Santos e Ogum como contribuição à geografia escolar |
author |
Tartaglia, Leandro Riente da Silva |
author_facet |
Tartaglia, Leandro Riente da Silva Souza, Larissa Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Larissa Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tartaglia, Leandro Riente da Silva Souza, Larissa Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Africanas Formação Territorial Brasileira Geografia escolar Geografias Negras. Geografias Negras Ensino de Geografia |
topic |
Tecnologias Africanas Formação Territorial Brasileira Geografia escolar Geografias Negras. Geografias Negras Ensino de Geografia |
description |
A formação do território brasileiro é um dos principais temas da geografia escolar e possui grande potencial de afirmação das geografias negras. Este trabalho busca contribuir para este campo ao propor reflexões teóricas a respeito das tecnologias, tanto na sua dimensão material quanto simbólica, ao mesmo tempo em que também emergem como africanidades brasileiras, rompendo com estereótipos negativos acerca do(a)s africano(a)s e afro-brasileiros. Dessa forma, o artigo aborda questões ligadas à formação socioterritorial do Brasil onde as técnicas e tecnologias de matriz africana tornam-se importantes elementos analíticos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3481/2356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 16 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 2); 21-34 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i16 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177524137984 |