Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eduardo Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Röwer, Joana, de Freitas, Maria Chagas, da Silva, Stefania Francolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085
Resumo: Apresentamos, aqui, a experiência Dialogando na Escola, realizada no contexto da pandemia, envolvendo parcerias entre grupos de extensão e pesquisa acadêmicos, gestores, docentes e discentes de escolas da Educação Básica e a regional Maciço de Baturité, Ceará, da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais. O Dialogando na Escola emerge diante do desafio de continuar desenvolvendo atividades extensionistas e educacionais no contexto pandêmico vivido atualmente, buscando, particularmente, metodologias voltadas para alunos das escolas de Ensino Médio da região do Maciço de Baturité, Ceará. O projeto se constituiu enquanto um ciclo de debates, via webconferência, abordando temas e questões curricularmente significativas ao ensino de Sociologia, considerando as referências e os parâmetros curriculares, a conjuntura atual e a vida cotidiana das juventudes na Educação Básica e no Ensino Superior, instituindo e/ou fortalecendo formas inovadoras para o ensino de Humanidades e Sociologia, entrelaçando as relações entre agentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e das escolas de Educação Básica, no contexto de pandemia. Foram realizados quatro Dialogando na Escola, com a participação de centenas de discentes do Ensino Médio e das licenciaturas universitárias, evidenciando-se a potência de metodologias ativas, críticas, problematizadoras de ensino e aprendizagem, e apostando, também, na contextualização das questões abordadas e na aproximação com as linguagens e dinâmicas juvenis.
id CP2-1_4080eba84c6b3656461c096afd2e0c49
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3085
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemiaApresentamos, aqui, a experiência Dialogando na Escola, realizada no contexto da pandemia, envolvendo parcerias entre grupos de extensão e pesquisa acadêmicos, gestores, docentes e discentes de escolas da Educação Básica e a regional Maciço de Baturité, Ceará, da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais. O Dialogando na Escola emerge diante do desafio de continuar desenvolvendo atividades extensionistas e educacionais no contexto pandêmico vivido atualmente, buscando, particularmente, metodologias voltadas para alunos das escolas de Ensino Médio da região do Maciço de Baturité, Ceará. O projeto se constituiu enquanto um ciclo de debates, via webconferência, abordando temas e questões curricularmente significativas ao ensino de Sociologia, considerando as referências e os parâmetros curriculares, a conjuntura atual e a vida cotidiana das juventudes na Educação Básica e no Ensino Superior, instituindo e/ou fortalecendo formas inovadoras para o ensino de Humanidades e Sociologia, entrelaçando as relações entre agentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e das escolas de Educação Básica, no contexto de pandemia. Foram realizados quatro Dialogando na Escola, com a participação de centenas de discentes do Ensino Médio e das licenciaturas universitárias, evidenciando-se a potência de metodologias ativas, críticas, problematizadoras de ensino e aprendizagem, e apostando, também, na contextualização das questões abordadas e na aproximação com as linguagens e dinâmicas juvenis.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 88-1001983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085/1933Machado, Eduardo GomesRöwer, Joanade Freitas, Maria Chagasda Silva, Stefania Francolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3085Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
title Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
spellingShingle Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
Machado, Eduardo Gomes
title_short Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
title_full Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
title_fullStr Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
title_full_unstemmed Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
title_sort Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
author Machado, Eduardo Gomes
author_facet Machado, Eduardo Gomes
Röwer, Joana
de Freitas, Maria Chagas
da Silva, Stefania Francolino
author_role author
author2 Röwer, Joana
de Freitas, Maria Chagas
da Silva, Stefania Francolino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eduardo Gomes
Röwer, Joana
de Freitas, Maria Chagas
da Silva, Stefania Francolino
description Apresentamos, aqui, a experiência Dialogando na Escola, realizada no contexto da pandemia, envolvendo parcerias entre grupos de extensão e pesquisa acadêmicos, gestores, docentes e discentes de escolas da Educação Básica e a regional Maciço de Baturité, Ceará, da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais. O Dialogando na Escola emerge diante do desafio de continuar desenvolvendo atividades extensionistas e educacionais no contexto pandêmico vivido atualmente, buscando, particularmente, metodologias voltadas para alunos das escolas de Ensino Médio da região do Maciço de Baturité, Ceará. O projeto se constituiu enquanto um ciclo de debates, via webconferência, abordando temas e questões curricularmente significativas ao ensino de Sociologia, considerando as referências e os parâmetros curriculares, a conjuntura atual e a vida cotidiana das juventudes na Educação Básica e no Ensino Superior, instituindo e/ou fortalecendo formas inovadoras para o ensino de Humanidades e Sociologia, entrelaçando as relações entre agentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e das escolas de Educação Básica, no contexto de pandemia. Foram realizados quatro Dialogando na Escola, com a participação de centenas de discentes do Ensino Médio e das licenciaturas universitárias, evidenciando-se a potência de metodologias ativas, críticas, problematizadoras de ensino e aprendizagem, e apostando, também, na contextualização das questões abordadas e na aproximação com as linguagens e dinâmicas juvenis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3085/1933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 88-100
1983-0076
10.33025/rps.v0i26
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176194543616