Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzana dos Santos Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria José Batista Pinto Flores, Benigna Maria de Oliveira, Andréa Rodrigues Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.26512/lc27202139048
http://hdl.handle.net/1843/52106
https://orcid.org/0000-0002-8660-1741
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
https://orcid.org/0000-0002-0924-0372
https://orcid.org/0000-0002-1582-3785
Resumo: In the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction.
id UFMG_f6c6b3fe3652831b365b901304e71c4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52106
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19Educação SuperiorGestão EducacionalMonitoramentoAvaliaçãoEnsino Remoto EmergencialEducação (Superior)Gestão EscolarAvaliaçãoIn the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction.No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOMED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIAUFMG2023-04-17T22:27:19Z2023-04-17T22:27:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.26512/lc272021390481981-0431http://hdl.handle.net/1843/52106https://orcid.org/0000-0002-8660-1741https://orcid.org/0000-0002-5268-645Xhttps://orcid.org/0000-0002-0924-0372https://orcid.org/0000-0002-1582-3785porLinhas Crí­ticasSuzana dos Santos GomesMaria José Batista Pinto FloresBenigna Maria de OliveiraAndréa Rodrigues Mottainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-17T22:27:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-17T22:27:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
title Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
spellingShingle Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
Suzana dos Santos Gomes
Educação Superior
Gestão Educacional
Monitoramento
Avaliação
Ensino Remoto Emergencial
Educação (Superior)
Gestão Escolar
Avaliação
title_short Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
title_full Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
title_fullStr Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
title_sort Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
author Suzana dos Santos Gomes
author_facet Suzana dos Santos Gomes
Maria José Batista Pinto Flores
Benigna Maria de Oliveira
Andréa Rodrigues Motta
author_role author
author2 Maria José Batista Pinto Flores
Benigna Maria de Oliveira
Andréa Rodrigues Motta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzana dos Santos Gomes
Maria José Batista Pinto Flores
Benigna Maria de Oliveira
Andréa Rodrigues Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Gestão Educacional
Monitoramento
Avaliação
Ensino Remoto Emergencial
Educação (Superior)
Gestão Escolar
Avaliação
topic Educação Superior
Gestão Educacional
Monitoramento
Avaliação
Ensino Remoto Emergencial
Educação (Superior)
Gestão Escolar
Avaliação
description In the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-04-17T22:27:19Z
2023-04-17T22:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/lc27202139048
1981-0431
http://hdl.handle.net/1843/52106
https://orcid.org/0000-0002-8660-1741
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
https://orcid.org/0000-0002-0924-0372
https://orcid.org/0000-0002-1582-3785
url https://doi.org/10.26512/lc27202139048
http://hdl.handle.net/1843/52106
https://orcid.org/0000-0002-8660-1741
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
https://orcid.org/0000-0002-0924-0372
https://orcid.org/0000-0002-1582-3785
identifier_str_mv 1981-0431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linhas Crí­ticas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248113344708608