Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.26512/lc27202139048 http://hdl.handle.net/1843/52106 https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 https://orcid.org/0000-0002-5268-645X https://orcid.org/0000-0002-0924-0372 https://orcid.org/0000-0002-1582-3785 |
Resumo: | In the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction. |
id |
UFMG_f6c6b3fe3652831b365b901304e71c4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52106 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19Educação SuperiorGestão EducacionalMonitoramentoAvaliaçãoEnsino Remoto EmergencialEducação (Superior)Gestão EscolarAvaliaçãoIn the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction.No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOMED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIAUFMG2023-04-17T22:27:19Z2023-04-17T22:27:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.26512/lc272021390481981-0431http://hdl.handle.net/1843/52106https://orcid.org/0000-0002-8660-1741https://orcid.org/0000-0002-5268-645Xhttps://orcid.org/0000-0002-0924-0372https://orcid.org/0000-0002-1582-3785porLinhas CríticasSuzana dos Santos GomesMaria José Batista Pinto FloresBenigna Maria de OliveiraAndréa Rodrigues Mottainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-17T22:27:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-17T22:27:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
title |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 Suzana dos Santos Gomes Educação Superior Gestão Educacional Monitoramento Avaliação Ensino Remoto Emergencial Educação (Superior) Gestão Escolar Avaliação |
title_short |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19 |
author |
Suzana dos Santos Gomes |
author_facet |
Suzana dos Santos Gomes Maria José Batista Pinto Flores Benigna Maria de Oliveira Andréa Rodrigues Motta |
author_role |
author |
author2 |
Maria José Batista Pinto Flores Benigna Maria de Oliveira Andréa Rodrigues Motta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suzana dos Santos Gomes Maria José Batista Pinto Flores Benigna Maria de Oliveira Andréa Rodrigues Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Gestão Educacional Monitoramento Avaliação Ensino Remoto Emergencial Educação (Superior) Gestão Escolar Avaliação |
topic |
Educação Superior Gestão Educacional Monitoramento Avaliação Ensino Remoto Emergencial Educação (Superior) Gestão Escolar Avaliação |
description |
In the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-04-17T22:27:19Z 2023-04-17T22:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.26512/lc27202139048 1981-0431 http://hdl.handle.net/1843/52106 https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 https://orcid.org/0000-0002-5268-645X https://orcid.org/0000-0002-0924-0372 https://orcid.org/0000-0002-1582-3785 |
url |
https://doi.org/10.26512/lc27202139048 http://hdl.handle.net/1843/52106 https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 https://orcid.org/0000-0002-5268-645X https://orcid.org/0000-0002-0924-0372 https://orcid.org/0000-0002-1582-3785 |
identifier_str_mv |
1981-0431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248113344708608 |