A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Marta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919
Resumo: Quando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas.
id CP2-1_414d7ba0200a1372a4dd2f38c4e87e53
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2919
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIAeducação infantil – pandemia – memórias afetivasQuando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919/1840Maia, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2919Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
title A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
Maia, Marta
educação infantil – pandemia – memórias afetivas
title_short A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
title_full A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
title_sort A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
author Maia, Marta
author_facet Maia, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil – pandemia – memórias afetivas
topic educação infantil – pandemia – memórias afetivas
description Quando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919/1840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178027454464