A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919 |
Resumo: | Quando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas. |
id |
CP2-1_414d7ba0200a1372a4dd2f38c4e87e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2919 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIAeducação infantil – pandemia – memórias afetivasQuando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919/1840Maia, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2919Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA Maia, Marta educação infantil – pandemia – memórias afetivas |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS AFETIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA |
author |
Maia, Marta |
author_facet |
Maia, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil – pandemia – memórias afetivas |
topic |
educação infantil – pandemia – memórias afetivas |
description |
Quando a pandemia que vivemos impõe o isolamento físico-social e a suspensão das atividades presenciais nas escolas, buscam-se formas de manter a relação dessas com as crianças. Nesse momento em que toda a comunicação se encontra mediada pelas tecnologias através de TVs, computadores e celulares, nos vemos sob a pressão entre realizar atividades didático-pedagógicas com as crianças para compensar a suspensão das atividades presenciais ou esperar a epidemia passar para retomar as atividades presenciais. Entre uma ou outra possibilidade, observamos que se estabeleceram formas de relação entre escolas e famílias diferenciadas das propostas inicialmente. Neste trabalho pretendemos analisar atividades propostas de escolas de Educação Infantil para as crianças que circulam nas redes sociais durante o período da pandemia. Para fins de análise, as atividades didático-pedagógicas são categorizadas como atividades remotas e as outras formas como contatos de afeto. Sendo a primeira categoria identificada com currículos conservadores de cunho preparatório e a segunda categoria identificada com os pressupostos das DCNEI. A partir de publicações de seis escolas em redes sociais e também de famílias, verifica-se haver, mesmo em tempo de isolamento físico-social, experiências que primam por viver a infância das crianças com elas. Experiências que colaboram para a construção de memórias afetivas. Em diálogo com Benjamin (2012), otexto se conclui com o convite a que escolas e famílias vivam com as crianças suas infâncias e que essas experiências se constituam como memórias afetivas dignas de serem narradas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2919/1840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178027454464 |