Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Priscila de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, José Hugo Campos, Silva, Thiago Pereira da, Taber, Mike, Pasin, Elizabeth Bozoti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819
Resumo: A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais.
id CP2-1_48b641d4ed88e0f65d35aa49efa76467
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/819
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.Gestão hídricaensino de Biologiaestratégias didáticasabordagens CTS.A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 55-662525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819/665Machado, Priscila de SouzaRibeiro, José Hugo CamposSilva, Thiago Pereira daTaber, MikePasin, Elizabeth Bozotiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/819Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
title Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
spellingShingle Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
Machado, Priscila de Souza
Gestão hídrica
ensino de Biologia
estratégias didáticas
abordagens CTS.
title_short Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
title_full Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
title_fullStr Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
title_full_unstemmed Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
title_sort Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
author Machado, Priscila de Souza
author_facet Machado, Priscila de Souza
Ribeiro, José Hugo Campos
Silva, Thiago Pereira da
Taber, Mike
Pasin, Elizabeth Bozoti
author_role author
author2 Ribeiro, José Hugo Campos
Silva, Thiago Pereira da
Taber, Mike
Pasin, Elizabeth Bozoti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Priscila de Souza
Ribeiro, José Hugo Campos
Silva, Thiago Pereira da
Taber, Mike
Pasin, Elizabeth Bozoti
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão hídrica
ensino de Biologia
estratégias didáticas
abordagens CTS.
topic Gestão hídrica
ensino de Biologia
estratégias didáticas
abordagens CTS.
description A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819/665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 55-66
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180160258048