Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819 |
Resumo: | A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais. |
id |
CP2-1_48b641d4ed88e0f65d35aa49efa76467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/819 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio.Gestão hídricaensino de Biologiaestratégias didáticasabordagens CTS.A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 55-662525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819/665Machado, Priscila de SouzaRibeiro, José Hugo CamposSilva, Thiago Pereira daTaber, MikePasin, Elizabeth Bozotiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/819Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
title |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
spellingShingle |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. Machado, Priscila de Souza Gestão hídrica ensino de Biologia estratégias didáticas abordagens CTS. |
title_short |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
title_full |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
title_fullStr |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
title_full_unstemmed |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
title_sort |
Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. |
author |
Machado, Priscila de Souza |
author_facet |
Machado, Priscila de Souza Ribeiro, José Hugo Campos Silva, Thiago Pereira da Taber, Mike Pasin, Elizabeth Bozoti |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, José Hugo Campos Silva, Thiago Pereira da Taber, Mike Pasin, Elizabeth Bozoti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Priscila de Souza Ribeiro, José Hugo Campos Silva, Thiago Pereira da Taber, Mike Pasin, Elizabeth Bozoti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão hídrica ensino de Biologia estratégias didáticas abordagens CTS. |
topic |
Gestão hídrica ensino de Biologia estratégias didáticas abordagens CTS. |
description |
A crise hídrica é um problema ambiental que vem exigindo mais atenção da sociedade, e o emprego de atividades lúdicas têm se mostrado promissor para a contextualização e para estimular o desenvolvimento crítico dos alunos em aulas de Ciências e Biologia. O trabalho teve como objetivos elaborar e analisar atividades lúdicas sobre questões hídricas, como estratégias com abordagem CTS no currículo da disciplina Biologia no Ensino Médio. Foram desenvolvidas três dinâmicas em aulas de 3a série do Ensino Médio. Foi detectado que, apesar da maioria dos estudantes ter consciência do gasto de água em atividades cotidianas individuais, ainda existe uma carência de informações, principalmente sobre consumo coletivo e indireto de água e sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez hídrica. Sugere-se discussões em aula sobre atividades que geram consumo de água apontando suas vantagens e impactos socioambientais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/819/665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 55-66 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180160258048 |