A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444 |
Resumo: | : O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais. |
id |
CP2-1_4cde0682d70ca29d10896ade60bbe03d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2444 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTESLeituraPlanejamentoLeitura deleiteAlfabetizadoras Iniciantes.: O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 6-162525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444/2315Ferreira, Carmen Regina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2444Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
title |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
spellingShingle |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES Ferreira, Carmen Regina Gonçalves Leitura Planejamento Leitura deleite Alfabetizadoras Iniciantes. |
title_short |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
title_full |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
title_fullStr |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
title_full_unstemmed |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
title_sort |
A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES |
author |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves |
author_facet |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Planejamento Leitura deleite Alfabetizadoras Iniciantes. |
topic |
Leitura Planejamento Leitura deleite Alfabetizadoras Iniciantes. |
description |
: O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444/2315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 6-16 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180502093824 |