A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444
Resumo: : O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se  no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam  que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais.
id CP2-1_4cde0682d70ca29d10896ade60bbe03d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2444
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTESLeituraPlanejamentoLeitura deleiteAlfabetizadoras Iniciantes.: O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se  no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam  que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 6-162525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444/2315Ferreira, Carmen Regina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2444Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
title A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
spellingShingle A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Leitura
Planejamento
Leitura deleite
Alfabetizadoras Iniciantes.
title_short A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
title_full A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
title_fullStr A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
title_full_unstemmed A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
title_sort A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
author Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
author_facet Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Planejamento
Leitura deleite
Alfabetizadoras Iniciantes.
topic Leitura
Planejamento
Leitura deleite
Alfabetizadoras Iniciantes.
description : O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se  no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam  que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2444/2315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 6-16
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180502093824