JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042 |
Resumo: | O objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos. |
id |
CP2-1_4ed55980deb67b6af65637ff4c38f288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3042 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógicaResidência PedagógicaJogosFormação de professoresEnsinoEducação InfantilO objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 240-2512525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042/1892Milani, Amanda GabrieleSilva, Luciene Ferreira daNeto, Samuel de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3042Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
title |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
spellingShingle |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica Milani, Amanda Gabriele Residência Pedagógica Jogos Formação de professores Ensino Educação Infantil |
title_short |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
title_full |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
title_fullStr |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
title_full_unstemmed |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
title_sort |
JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica |
author |
Milani, Amanda Gabriele |
author_facet |
Milani, Amanda Gabriele Silva, Luciene Ferreira da Neto, Samuel de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciene Ferreira da Neto, Samuel de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Amanda Gabriele Silva, Luciene Ferreira da Neto, Samuel de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica Jogos Formação de professores Ensino Educação Infantil |
topic |
Residência Pedagógica Jogos Formação de professores Ensino Educação Infantil |
description |
O objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042/1892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 240-251 2525-5916 10.33025/tefe.v5i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178838003712 |