JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Amanda Gabriele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Luciene Ferreira da, Neto, Samuel de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042
Resumo: O objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos.
id CP2-1_4ed55980deb67b6af65637ff4c38f288
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3042
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógicaResidência PedagógicaJogosFormação de professoresEnsinoEducação InfantilO objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 240-2512525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042/1892Milani, Amanda GabrieleSilva, Luciene Ferreira daNeto, Samuel de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3042Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
title JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
spellingShingle JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
Milani, Amanda Gabriele
Residência Pedagógica
Jogos
Formação de professores
Ensino
Educação Infantil
title_short JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
title_full JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
title_fullStr JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
title_full_unstemmed JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
title_sort JOGOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de experiência de um projeto realizado em colaboração com os alunos do programa residência pedagógica
author Milani, Amanda Gabriele
author_facet Milani, Amanda Gabriele
Silva, Luciene Ferreira da
Neto, Samuel de Souza
author_role author
author2 Silva, Luciene Ferreira da
Neto, Samuel de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Amanda Gabriele
Silva, Luciene Ferreira da
Neto, Samuel de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Jogos
Formação de professores
Ensino
Educação Infantil
topic Residência Pedagógica
Jogos
Formação de professores
Ensino
Educação Infantil
description O objetivo é apresentar um relato de experiência do projeto “Jogos e o reino animal”, que foi desenvolvido em uma escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a exploratória, qualitativa e bibliográfica. Os participantes do projeto foram a professora preceptora e dez licenciandos do programa de Residência Pedagógica em Educação Física. O desenvolvimento do projeto contou com cinco etapas. Os resultados coletados por meio do grupo focal e observação participante mostraram que alguns residentes tiveram dificuldades em planejar aulas desvinculadas dos circuitos locomotores; outros residentes sentiram insegurança e dificuldade em manter a atenção das crianças; houve dificuldade no diálogo entre os participantes para a articulação do planejamento do projeto. O projeto desenvolvido oportunizou uma maior aproximação entre os residentes pedagógicos e a preceptora e o universo do brincar, livre, espontâneo, focado nas características e necessidades das crianças da educação infantil, contribuindo de forma significativa para a formação de ambos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3042/1892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 240-251
2525-5916
10.33025/tefe.v5i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178838003712