A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eder Pereira, Alan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilela, Ana Cláudia, da Cunha, Luana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358
Resumo: Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo.
id UNIPLAC_46cc93a969b4e4c80059dd876eb7ca80
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/358
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAAlfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo.Editora ICEPEder Pereira, AlanVilela, Ana Cláudiada Cunha, Luana2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358/187info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/358Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Eder Pereira, Alan
Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.
title_short A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
author Eder Pereira, Alan
author_facet Eder Pereira, Alan
Vilela, Ana Cláudia
da Cunha, Luana
author_role author
author2 Vilela, Ana Cláudia
da Cunha, Luana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eder Pereira, Alan
Vilela, Ana Cláudia
da Cunha, Luana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.
topic Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.
description Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358/187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698788782080