A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358 |
Resumo: | Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo. |
id |
UNIPLAC_46cc93a969b4e4c80059dd876eb7ca80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/358 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAAlfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo.Editora ICEPEder Pereira, AlanVilela, Ana Cláudiada Cunha, Luana2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358/187info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/358Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Eder Pereira, Alan Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
author |
Eder Pereira, Alan |
author_facet |
Eder Pereira, Alan Vilela, Ana Cláudia da Cunha, Luana |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Ana Cláudia da Cunha, Luana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eder Pereira, Alan Vilela, Ana Cláudia da Cunha, Luana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica. |
topic |
Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica. |
description |
Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/358/187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698788782080 |