Relato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paula Cristina de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736
Resumo: O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. Os referenciais que possibilitaram as análises bibliográficas de campo foram o Projeto Político Pedagógico – PPP, Plano de Ação da escola e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como a observação a turma e a prática pedagógica, entrevistas para a coleta de informações e a participação de profissionais e estudantes, são de caráter qualitativo e apresenta descrição analítica. Diante do contexto pandêmico vivenciado, em atividades do Programa Residência Pedagógica, que é relacionado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular sendo uma das ações que compõem a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando conhecer a teoria e as experiências práticas em sala de aula, nas escolas de educação básica nos semestres finais de seu curso. Percebeu-se como vem acontecendo durante este período crítico gerado pelo coronavírus o processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e a importância da interação com os meios tecnológicos, que fazem parte de sua vida social. A partir das práticas na Educação Infantil foi possível conhecer as metodologias pensadas e desenvolvidas para o ensino remoto, a prática na sala de aula virtual possibilitou desenvolver uma sequência didática com o tema identidade e autonomia que levou as crianças a reconhecer sua identidade e seu corpo e foi muito gratificante propiciando a aquisição de ricos conhecimentos para a minha formação de pedagoga. Sabendo que a Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, tem como fins a formação integral da criança até seis anos de idade abrange os aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, completando a ação da família e da comunidade, pode-se afirmar que o ensino em formato remoto, através das ferramentas ofertadas pela tecnologia vem sendo um importante recurso utilizado no âmbito educacional para que a educação possa acontecer com excelência.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44736Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogia EadUFRNBrasilCentro de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessResidência pedagógicaEducação infantilFormato remotoRelato de experiência: Programa Residência Pedagógica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO trabalho apresentado tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da UFRN, e em cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa para construção deste trabalho foi realizada em formato remoto, na Creche Municipal Marina Fernandes Peixoto, no município de Nova Cruz/RN. 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