UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151 |
Resumo: | O presente trabalho tem seu foco nas possibilidades educomunicativas presentes nos formatos podcast, fanzine e quadrinhos. A Educomunicação, apesar de seguidamente associada a plataformas digitais, em especial após o avanço da utilização das redes sociais, também se faz possível em outros formatos, nem sempre necessitando da tecnologia mais avançada para alcançar seus objetivos de integrar educação e comunicação. Visamos com este artigo trazer um olhar sobre três plataformas educomunicativas e suas possibilidades de uso em sala de aula, seja na educação formal ou não formal, apresentando exemplos práticos e realizando uma breve análise de cada uma delas, permeados pelos conceitos que constroem a educomunicação. |
id |
CP2-1_5439b6cdbc2cdb1000aa6ac1352c8e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3151 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOSEducomunicaçãoPodcastFanzineQuadrinhosplataformas educomunicativasO presente trabalho tem seu foco nas possibilidades educomunicativas presentes nos formatos podcast, fanzine e quadrinhos. A Educomunicação, apesar de seguidamente associada a plataformas digitais, em especial após o avanço da utilização das redes sociais, também se faz possível em outros formatos, nem sempre necessitando da tecnologia mais avançada para alcançar seus objetivos de integrar educação e comunicação. Visamos com este artigo trazer um olhar sobre três plataformas educomunicativas e suas possibilidades de uso em sala de aula, seja na educação formal ou não formal, apresentando exemplos práticos e realizando uma breve análise de cada uma delas, permeados pelos conceitos que constroem a educomunicação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 153-1652525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151/2542Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGhisleni, Taís SteffenelloZasso, Bianca de França2024-06-06T21:37:08Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3151Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:37:08Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
title |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS Ghisleni, Taís Steffenello Educomunicação Podcast Fanzine Quadrinhos plataformas educomunicativas |
title_short |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
title_full |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES EDUCOMUNICATIVAS: PODCAST, FANZINE E QUADRINHOS |
author |
Ghisleni, Taís Steffenello |
author_facet |
Ghisleni, Taís Steffenello Zasso, Bianca de França |
author_role |
author |
author2 |
Zasso, Bianca de França |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghisleni, Taís Steffenello Zasso, Bianca de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Podcast Fanzine Quadrinhos plataformas educomunicativas |
topic |
Educomunicação Podcast Fanzine Quadrinhos plataformas educomunicativas |
description |
O presente trabalho tem seu foco nas possibilidades educomunicativas presentes nos formatos podcast, fanzine e quadrinhos. A Educomunicação, apesar de seguidamente associada a plataformas digitais, em especial após o avanço da utilização das redes sociais, também se faz possível em outros formatos, nem sempre necessitando da tecnologia mais avançada para alcançar seus objetivos de integrar educação e comunicação. Visamos com este artigo trazer um olhar sobre três plataformas educomunicativas e suas possibilidades de uso em sala de aula, seja na educação formal ou não formal, apresentando exemplos práticos e realizando uma breve análise de cada uma delas, permeados pelos conceitos que constroem a educomunicação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3151/2542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 153-165 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180914184192 |