EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schönin, Raquel Regina Zmorzenski Valduga
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sartori, Ademilde Silveira, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar dentro da produção literária como a Educomunicação está sendo trabalhada em artigos científicos nas áreas da Educação e da Comunicação e ainda, se suas bases teóricas discutem os pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área da Educação e da Comunicação com os descritores Educomunicação e Práticas Pedagógicas Educomunicativas em Português, Inglês e Espanhol. Foram selecionados seis artigos para análise e os itens investigados foram: base de dados, título do artigo, autor e ano, objetivo, método, base teórica, pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa e contribuições. Conclui-se que todos os artigos discutem e abordam em seus estudos um ou mais pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa, embora o conceito não apareça com essa terminologia em nenhum dos trabalhos analisados.Palavras-chave: Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.  EDUCOMMUNICATION AND TEACHING PRACTICA EDUCOMMUNICATION: a systematic reviewAbstract: This issue aimed to analyze within the literary production, how the Educommunication is being worked on scientific articles in Education and Communication area and if their theoretical bases discuss the concepts of Educomunicative pedagogical practices. The study is a systematic review in large bases in Education and Communication with the area keywords Educomunication and Educomunicative Pedagogical Practices in Portuguese, English and Spanish. Six articles were selected for analysis and the items investigated were: database, article title, author and publication´s year, objective, concepts of Educomunicative Pedagogical Practices and contributions. It concludes that these articles discuss and address in their studies one or more presupposed of Educomunicative Pedagogical Practices, although the concept does not appear using this specific  terminology in any of the analyzed studies.Keywords: Educomunication. Educomunicative pedagogical practices. Education. Communication.   EDUCOMUNICACIÓN Y PRÁCTICA DOCENTE EDUCOMUNICATIVA: una revisión sistemáticaResumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar dentro de la producción literaria, como la Educomunicación se está trabajando en artículos científicos en las áreas de Educación y Comunicación y aún, si sus bases teóricas discuten los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas. El estudio es una revisión sistemática de las bases importantes en el área de la Educación y de la Comunicación con descriptores Educomunicación y Pedagógica Prácticas Educomunicativas en Portugués, Inglés y Español. Seis artículos fueron seleccionados para el análisis y los elementos investigados fueron: la base de datos, título del artículo, autor y año, objetivo, método, base teórica, los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas y contribucciones. Llegamos a la conclusión de que estos artículos discuten y dirección en sus estudios de uno o más supuestos de Práctica Pedagógica Educomunicativa, aunque el concepto no aparezca con esta terminología en ninguno de los estudios analizados. Palabras clave: Educomunicación. Práctica Docente. Educomunicativa. Educación. Comunicación.   
id UFMA-5_541dcedd3e9392923bae2e05482268d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4626
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemáticaEducomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.Este estudo teve por objetivo analisar dentro da produção literária como a Educomunicação está sendo trabalhada em artigos científicos nas áreas da Educação e da Comunicação e ainda, se suas bases teóricas discutem os pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área da Educação e da Comunicação com os descritores Educomunicação e Práticas Pedagógicas Educomunicativas em Português, Inglês e Espanhol. Foram selecionados seis artigos para análise e os itens investigados foram: base de dados, título do artigo, autor e ano, objetivo, método, base teórica, pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa e contribuições. Conclui-se que todos os artigos discutem e abordam em seus estudos um ou mais pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa, embora o conceito não apareça com essa terminologia em nenhum dos trabalhos analisados.Palavras-chave: Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.  EDUCOMMUNICATION AND TEACHING PRACTICA EDUCOMMUNICATION: a systematic reviewAbstract: This issue aimed to analyze within the literary production, how the Educommunication is being worked on scientific articles in Education and Communication area and if their theoretical bases discuss the concepts of Educomunicative pedagogical practices. The study is a systematic review in large bases in Education and Communication with the area keywords Educomunication and Educomunicative Pedagogical Practices in Portuguese, English and Spanish. Six articles were selected for analysis and the items investigated were: database, article title, author and publication´s year, objective, concepts of Educomunicative Pedagogical Practices and contributions. It concludes that these articles discuss and address in their studies one or more presupposed of Educomunicative Pedagogical Practices, although the concept does not appear using this specific  terminology in any of the analyzed studies.Keywords: Educomunication. Educomunicative pedagogical practices. Education. Communication.   EDUCOMUNICACIÓN Y PRÁCTICA DOCENTE EDUCOMUNICATIVA: una revisión sistemáticaResumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar dentro de la producción literaria, como la Educomunicación se está trabajando en artículos científicos en las áreas de Educación y Comunicación y aún, si sus bases teóricas discuten los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas. El estudio es una revisión sistemática de las bases importantes en el área de la Educación y de la Comunicación con descriptores Educomunicación y Pedagógica Prácticas Educomunicativas en Portugués, Inglés y Español. Seis artículos fueron seleccionados para el análisis y los elementos investigados fueron: la base de datos, título del artículo, autor y año, objetivo, método, base teórica, los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas y contribucciones. Llegamos a la conclusión de que estos artículos discuten y dirección en sus estudios de uno o más supuestos de Práctica Pedagógica Educomunicativa, aunque el concepto no aparezca con esta terminología en ninguno de los estudios analizados. Palabras clave: Educomunicación. Práctica Docente. Educomunicativa. Educación. Comunicación.   Universidade Federal do Maranhão2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/462610.18764/2178-2229.v23n1p1-11Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 1 - 112178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626/2557Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchönin, Raquel Regina Zmorzenski ValdugaSartori, Ademilde SilveiraCardoso, Fernando Luiz2017-01-23T13:55:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4626Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:47.356911Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
title EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
spellingShingle EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
Schönin, Raquel Regina Zmorzenski Valduga
Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.
title_short EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
title_full EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
title_fullStr EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
title_sort EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
author Schönin, Raquel Regina Zmorzenski Valduga
author_facet Schönin, Raquel Regina Zmorzenski Valduga
Sartori, Ademilde Silveira
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Sartori, Ademilde Silveira
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schönin, Raquel Regina Zmorzenski Valduga
Sartori, Ademilde Silveira
Cardoso, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.
topic Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.
description Este estudo teve por objetivo analisar dentro da produção literária como a Educomunicação está sendo trabalhada em artigos científicos nas áreas da Educação e da Comunicação e ainda, se suas bases teóricas discutem os pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área da Educação e da Comunicação com os descritores Educomunicação e Práticas Pedagógicas Educomunicativas em Português, Inglês e Espanhol. Foram selecionados seis artigos para análise e os itens investigados foram: base de dados, título do artigo, autor e ano, objetivo, método, base teórica, pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa e contribuições. Conclui-se que todos os artigos discutem e abordam em seus estudos um ou mais pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa, embora o conceito não apareça com essa terminologia em nenhum dos trabalhos analisados.Palavras-chave: Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.  EDUCOMMUNICATION AND TEACHING PRACTICA EDUCOMMUNICATION: a systematic reviewAbstract: This issue aimed to analyze within the literary production, how the Educommunication is being worked on scientific articles in Education and Communication area and if their theoretical bases discuss the concepts of Educomunicative pedagogical practices. The study is a systematic review in large bases in Education and Communication with the area keywords Educomunication and Educomunicative Pedagogical Practices in Portuguese, English and Spanish. Six articles were selected for analysis and the items investigated were: database, article title, author and publication´s year, objective, concepts of Educomunicative Pedagogical Practices and contributions. It concludes that these articles discuss and address in their studies one or more presupposed of Educomunicative Pedagogical Practices, although the concept does not appear using this specific  terminology in any of the analyzed studies.Keywords: Educomunication. Educomunicative pedagogical practices. Education. Communication.   EDUCOMUNICACIÓN Y PRÁCTICA DOCENTE EDUCOMUNICATIVA: una revisión sistemáticaResumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar dentro de la producción literaria, como la Educomunicación se está trabajando en artículos científicos en las áreas de Educación y Comunicación y aún, si sus bases teóricas discuten los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas. El estudio es una revisión sistemática de las bases importantes en el área de la Educación y de la Comunicación con descriptores Educomunicación y Pedagógica Prácticas Educomunicativas en Portugués, Inglés y Español. Seis artículos fueron seleccionados para el análisis y los elementos investigados fueron: la base de datos, título del artículo, autor y año, objetivo, método, base teórica, los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas y contribucciones. Llegamos a la conclusión de que estos artículos discuten y dirección en sus estudios de uno o más supuestos de Práctica Pedagógica Educomunicativa, aunque el concepto no aparezca con esta terminología en ninguno de los estudios analizados. Palabras clave: Educomunicación. Práctica Docente. Educomunicativa. Educación. Comunicación.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626
10.18764/2178-2229.v23n1p1-11
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n1p1-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626/2557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 1, jan./ abr. 2016; 1 - 11
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878449385472