A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baraúna, Silvana Malusá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua, Junqueira, Cinthia Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624
Resumo: A compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor.
id UNEMAT-2_05bbf9ec9fa42b711993f4729d01144a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10624
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVOEducomunicaçãoEcossistema EducomunicativoEducaçãoA compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor.Editora UNEMAT2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1062410.30681/rln.v15i41.10624Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624/7265Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaraúna, Silvana MalusáPedrini, Igor Aparecido DallaquaJunqueira, Cinthia Faria2023-03-30T15:15:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10624Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2023-03-30T15:15:20Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
title A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
spellingShingle A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
Baraúna, Silvana Malusá
Educomunicação
Ecossistema Educomunicativo
Educação
title_short A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
title_full A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
title_fullStr A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
title_full_unstemmed A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
title_sort A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
author Baraúna, Silvana Malusá
author_facet Baraúna, Silvana Malusá
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Junqueira, Cinthia Faria
author_role author
author2 Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Junqueira, Cinthia Faria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baraúna, Silvana Malusá
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Junqueira, Cinthia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Ecossistema Educomunicativo
Educação
topic Educomunicação
Ecossistema Educomunicativo
Educação
description A compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624
10.30681/rln.v15i41.10624
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624
identifier_str_mv 10.30681/rln.v15i41.10624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624/7265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210947370909696