A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624 |
Resumo: | A compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor. |
id |
UNEMAT-2_05bbf9ec9fa42b711993f4729d01144a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10624 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVOEducomunicaçãoEcossistema EducomunicativoEducaçãoA compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor.Editora UNEMAT2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1062410.30681/rln.v15i41.10624Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624/7265Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaraúna, Silvana MalusáPedrini, Igor Aparecido DallaquaJunqueira, Cinthia Faria2023-03-30T15:15:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10624Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2023-03-30T15:15:20Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
title |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
spellingShingle |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO Baraúna, Silvana Malusá Educomunicação Ecossistema Educomunicativo Educação |
title_short |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
title_full |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
title_fullStr |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
title_full_unstemmed |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
title_sort |
A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO |
author |
Baraúna, Silvana Malusá |
author_facet |
Baraúna, Silvana Malusá Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Junqueira, Cinthia Faria |
author_role |
author |
author2 |
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Junqueira, Cinthia Faria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baraúna, Silvana Malusá Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Junqueira, Cinthia Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Ecossistema Educomunicativo Educação |
topic |
Educomunicação Ecossistema Educomunicativo Educação |
description |
A compreensão do termo “educomunicação” e como ele se aplica enquanto prática pedagógica está diretamente relacionada com a criação do ecossistema educomunicativo, visto que este ecossistema pode proporcionar meios para o desenvolvimento intelectual, tecnológico e criativo dos alunos, sendo esse ambiente adequado para o acesso à informação, compartilhamento de experiências, comunicação e aprendizado. O objetivo deste trabalho é mostrar as possibilidades, a partir da educomunicação atrelada à prática pedagógica, de se construir um ecossistema educomunicativo por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, se articulou o referencial teórico sobre o conceito, sem esgotá-lo. Como resultado da discussão, foram evidenciadas as possibilidades de se construir um ambiente educomunicativo a partir da reflexão e ação do professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624 10.30681/rln.v15i41.10624 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v15i41.10624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10624/7265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210947370909696 |