A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de análise o processo de construção de uma política institucional de gênero no tradicional Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A análise temática dos diferentes discursos presentes na cultura escolar, nas disciplinas escolares Ciências Sociais e Sociologia, em reuniões, entrevistas com os estudantes organizados em coletivos, professores e outros servidores que formaram grupos de discussão, apontaram para a necessidade de extensão das discussões acerca de gênero e diversidade sexual para as famílias dos estudantes e para a permanência de atitudes de acolhimento e reflexão na luta por uma escola verdadeiramente inclusiva.PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Sexualidade; Política institucional; Escola Básica
id CP2-1_54cfe948e5e9a069f395a339636ecda2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1255
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICAO presente trabalho tem como objeto de análise o processo de construção de uma política institucional de gênero no tradicional Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A análise temática dos diferentes discursos presentes na cultura escolar, nas disciplinas escolares Ciências Sociais e Sociologia, em reuniões, entrevistas com os estudantes organizados em coletivos, professores e outros servidores que formaram grupos de discussão, apontaram para a necessidade de extensão das discussões acerca de gênero e diversidade sexual para as famílias dos estudantes e para a permanência de atitudes de acolhimento e reflexão na luta por uma escola verdadeiramente inclusiva.PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Sexualidade; Política institucional; Escola BásicaImperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 15: Ensino de Sociologia e Currículo; 3-121983-007610.33025/rps.v0i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255/926Ferreira, Fátima Ivone de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T19:13:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1255Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-22T19:13:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÂO DE UMA POLÍTICA DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
author Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
author_facet Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
description O presente trabalho tem como objeto de análise o processo de construção de uma política institucional de gênero no tradicional Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A análise temática dos diferentes discursos presentes na cultura escolar, nas disciplinas escolares Ciências Sociais e Sociologia, em reuniões, entrevistas com os estudantes organizados em coletivos, professores e outros servidores que formaram grupos de discussão, apontaram para a necessidade de extensão das discussões acerca de gênero e diversidade sexual para as famílias dos estudantes e para a permanência de atitudes de acolhimento e reflexão na luta por uma escola verdadeiramente inclusiva.PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Sexualidade; Política institucional; Escola Básica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1255/926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 15: Ensino de Sociologia e Currículo; 3-12
1983-0076
10.33025/rps.v0i15
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175756238849