A sociologia das conflitualidades na educação básica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216594 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender a relevância da temática da violência nos currículos do ensino de sociologia, voltados para a Educação Básica. Através da realização do Minicurso: Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica, destinado à formação continuada de professores de Sociologia da Educação Básica da Rede Pública de Florianópolis, Santa Catarina, procura-se analisar, fundamentando-se teoricamente em estudos da sociologia da violência, a centralidade dessa questão no ensino de sociologia contemporâneo. No minicurso, buscou-se se debruçar sobre estudos sociológicos da violência, do gênero e da sexualidade, do racismo e dos direitos humanos, com vistas às reflexões e trocas de experiências sobre didáticas, metodologias e tecnologias para a abordagem desses temas. As dificuldades e estratégias narradas pelos professores, no trato da questão da violência, assim como seus entendimentos sobre a necessidade de maior aprofundamento de conhecimentos a ela relativos, encaminham à conclusão de que o ensino de sociologia se vê cada vez mais comprometido com a abordagem dessas temáticas, visto o caráter multifacetário e urgente com o qual ela emerge nas instituições escolares. |
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Silva, Rosimeri Aquino daOliveira, Amurabi Pereira de2020-12-17T04:09:38Z20202175-6600http://hdl.handle.net/10183/216594001119491O presente trabalho busca compreender a relevância da temática da violência nos currículos do ensino de sociologia, voltados para a Educação Básica. Através da realização do Minicurso: Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica, destinado à formação continuada de professores de Sociologia da Educação Básica da Rede Pública de Florianópolis, Santa Catarina, procura-se analisar, fundamentando-se teoricamente em estudos da sociologia da violência, a centralidade dessa questão no ensino de sociologia contemporâneo. No minicurso, buscou-se se debruçar sobre estudos sociológicos da violência, do gênero e da sexualidade, do racismo e dos direitos humanos, com vistas às reflexões e trocas de experiências sobre didáticas, metodologias e tecnologias para a abordagem desses temas. As dificuldades e estratégias narradas pelos professores, no trato da questão da violência, assim como seus entendimentos sobre a necessidade de maior aprofundamento de conhecimentos a ela relativos, encaminham à conclusão de que o ensino de sociologia se vê cada vez mais comprometido com a abordagem dessas temáticas, visto o caráter multifacetário e urgente com o qual ela emerge nas instituições escolares.This article seeks to understand the importance of the theme of violence in the sociology teaching curriculum, focused on Basic Education. Through the Mini Course: Sociology of Conflicts in Basic Education, aimed at the continuing education of teachers of Sociology of Basic Education in the Public Schools of Florianópolis, Santa Catarina, we analyze, based theoretically on studies of the sociology of violence, the centrality of this issue in teaching of contemporary sociology. In the mini course, we sought to focus on sociological studies of violence, gender and sexuality, racism and human rights, with a view to reflecting and exchanging experiences on didactics, methodologies and technologies to address these themes. The difficulties and strategies narrated by the teachers in dealing with the issue of violence, as well as their understandings about the need for further deepening of knowledge related to it, lead to the conclusion that the teaching of sociology is increasingly committed to this issue, given the multifaceted and urgent character with which it emerges in school institutions.application/pdfporDebates em Educação. Maceió. Vol. 12, n. 28 (set.dez. 2020), p. 232-244Ensino de sociologiaFormação de professoresSociology teachingSociology of conflictsTeacher educationA sociologia das conflitualidades na educação básicaThe sociology of conflict in basic education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119491.pdf.txt001119491.pdf.txtExtracted Texttext/plain40216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216594/2/001119491.pdf.txt02a2d9530c8e6f75b92689c9802596eeMD52ORIGINAL001119491.pdfTexto completoapplication/pdf224210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216594/1/001119491.pdf5e38f51eed3d72e655fa4e1e058df01cMD5110183/2165942022-11-20 05:46:29.235419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-20T07:46:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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