Resenha do filme Todo mapa tem um discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Renato Cosentino Vianna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566
Resumo: Qual é a relação dos mapas com identidade, pertencimento, comunicação, narrativa e poder? O documentário “Todo mapa tem um discurso” (2014), produzido pela organização não governamental Rede Jovem e dirigido por Francine Albernaz e Thaís Inácio, vai a fundo nestes temas para demonstrar que a ausência de favelas e comunidades pobres nos mapas oficiais é apenas a ponta do iceberg de uma tentativa de invisibilização das pessoas que vivem nestes territórios. Invisibilização que passa pelo não reconhecimento legal do direito à moradia em bairros populares e favelas ao assassinato da juventude periférica, majoritariamente negra, com o intuito de manter a desigualdade e afirmar a dominação.
id CP2-1_59fd2378be8c40d464ecda34da836091
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2566
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Resenha do filme Todo mapa tem um discursoCartografia CríticaCartografia SocialDocumentárioFavela.Ensino de GeografiaEducação GeográficaQual é a relação dos mapas com identidade, pertencimento, comunicação, narrativa e poder? O documentário “Todo mapa tem um discurso” (2014), produzido pela organização não governamental Rede Jovem e dirigido por Francine Albernaz e Thaís Inácio, vai a fundo nestes temas para demonstrar que a ausência de favelas e comunidades pobres nos mapas oficiais é apenas a ponta do iceberg de uma tentativa de invisibilização das pessoas que vivem nestes territórios. Invisibilização que passa pelo não reconhecimento legal do direito à moradia em bairros populares e favelas ao assassinato da juventude periférica, majoritariamente negra, com o intuito de manter a desigualdade e afirmar a dominação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 127-1302358-446710.33025/grgcp2.v4i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566/1673Guimarães, Renato Cosentino Viannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T17:29:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2566Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-06-08T17:29:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
title Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
spellingShingle Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
Guimarães, Renato Cosentino Vianna
Cartografia Crítica
Cartografia Social
Documentário
Favela.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
title_full Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
title_fullStr Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
title_full_unstemmed Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
title_sort Resenha do filme Todo mapa tem um discurso
author Guimarães, Renato Cosentino Vianna
author_facet Guimarães, Renato Cosentino Vianna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Renato Cosentino Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia Crítica
Cartografia Social
Documentário
Favela.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Cartografia Crítica
Cartografia Social
Documentário
Favela.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description Qual é a relação dos mapas com identidade, pertencimento, comunicação, narrativa e poder? O documentário “Todo mapa tem um discurso” (2014), produzido pela organização não governamental Rede Jovem e dirigido por Francine Albernaz e Thaís Inácio, vai a fundo nestes temas para demonstrar que a ausência de favelas e comunidades pobres nos mapas oficiais é apenas a ponta do iceberg de uma tentativa de invisibilização das pessoas que vivem nestes territórios. Invisibilização que passa pelo não reconhecimento legal do direito à moradia em bairros populares e favelas ao assassinato da juventude periférica, majoritariamente negra, com o intuito de manter a desigualdade e afirmar a dominação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2566/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 127-130
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i8
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177079541760