A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Leonardo Carlos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296
Resumo: Este ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola.
id CP2-1_5d38aeaa95a52dc4bcc88fe0f13404b8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3296
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃOAlegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. SavianiEste ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaioapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-142525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296/pdf_54Andrade, Leonardo Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3296Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
title A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
spellingShingle A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
Andrade, Leonardo Carlos de
Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani
title_short A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
title_full A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
title_fullStr A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
title_sort A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
author Andrade, Leonardo Carlos de
author_facet Andrade, Leonardo Carlos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Leonardo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani
topic Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani
description Este ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296/pdf_54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-14
2525-5916
10.33025/tefe.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178861072384