A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296 |
Resumo: | Este ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola. |
id |
CP2-1_5d38aeaa95a52dc4bcc88fe0f13404b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3296 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃOAlegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. SavianiEste ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaioapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-142525-591610.33025/tefe.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296/pdf_54Andrade, Leonardo Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T23:04:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3296Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-03T23:04:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
title |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO Andrade, Leonardo Carlos de Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani |
title_short |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
title_full |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
title_sort |
A ALEGRIA E O CONHECIMENTO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE GEORGE SNYDERS E DERMEVAL SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO |
author |
Andrade, Leonardo Carlos de |
author_facet |
Andrade, Leonardo Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Leonardo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani |
topic |
Alegria da Escola. Conhecimento. Educação. Snyders. Saviani |
description |
Este ensaio versa sobre o potencial ontológico do conhecimento como determinante para a alegria da escola. Para isso, realizamos uma análise teórica fundamentada na pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e nas produções de George Snyders. Segundo esse aporte teórico a alegria não está na espontaneidade ou em momentos não-diretivos, a alegria da escola está na passagem do que não se sabia e agora já se sabe pela apreensão do conhecimento. Em nossa exposição, nos amparamos no método dialético de síncrese, análise e síntese tecendo considerações sobre a educação, os conteúdos escolares e trabalho educativo, concomitantemente a uma análise do trato com o conhecimento da Educação Física no chão da escola. A motivação desse escrito é contribuir teórico-metodologicamente com os professores brasileiros, trazendo à tona a importância do conhecimento como expressão da alegria da escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3296/pdf_54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 7 (2022): JAN/DEZ Publicação contínua; 1-14 2525-5916 10.33025/tefe.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178861072384 |