Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renata de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Maria Isabel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136767
Resumo: Este artigo é resultante de uma pesquisa de pós-doutoramento, a qual envolveu investigações de natureza bibliográfica sob a perspectiva do pensamento pedagógico do educador francês Georges Snyders (1917-2011). O objetivo principal do artigo é apresentar o potencial de contribuição das teorizações snyderianas (relativo a Georges Snyders), em especial no que tange à questão do saber ensinado e da alegria no aprender, a fim de derivar subsídios para o campo da pedagogia universitária, pedagogia implicada com os desafios atuais postos ao ensino superior. Tal objetivo origina-se da seguinte questão problematizadora: de que modo os pressupostos snyderianos, especialmente os conceitos de saber e alegria no aprender, podem somar às discussões do campo da pedagogia universitária? Para a consecução do objetivo em referência são abordadas as seguintes questões: a pedagogia universitária no panorama social e educacional de novas demandas apresentadas à universidade e aos seus docentes; fundamentos teóricos da pedagogia progressista snyderiana, precisamente os conceitos de saber ensinado e alegria; e, ainda, possibilidades de contribuições do posicionamento pedagógico snyderiano em prol da renovação do saber e da alegria no aprender na universidade. Destaca-se que o desenvolvimento da presente discussão se norteia pela perspectiva de qualificar pedagogicamente a ação formativa no ensino superior, ação esta comprometida com a melhoria qualitativa da formação humana e profissional dos estudantes.
id USP-11_efb978dffe702abd8001175fc555ee36
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/136767
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitáriaThe contributions of George Snyders for university pedagogyPedagogia universitáriaGeorges SnydersSaberAlegriaUniversity pedagogyGeorges SnydersKnowledgeJoy Este artigo é resultante de uma pesquisa de pós-doutoramento, a qual envolveu investigações de natureza bibliográfica sob a perspectiva do pensamento pedagógico do educador francês Georges Snyders (1917-2011). O objetivo principal do artigo é apresentar o potencial de contribuição das teorizações snyderianas (relativo a Georges Snyders), em especial no que tange à questão do saber ensinado e da alegria no aprender, a fim de derivar subsídios para o campo da pedagogia universitária, pedagogia implicada com os desafios atuais postos ao ensino superior. Tal objetivo origina-se da seguinte questão problematizadora: de que modo os pressupostos snyderianos, especialmente os conceitos de saber e alegria no aprender, podem somar às discussões do campo da pedagogia universitária? Para a consecução do objetivo em referência são abordadas as seguintes questões: a pedagogia universitária no panorama social e educacional de novas demandas apresentadas à universidade e aos seus docentes; fundamentos teóricos da pedagogia progressista snyderiana, precisamente os conceitos de saber ensinado e alegria; e, ainda, possibilidades de contribuições do posicionamento pedagógico snyderiano em prol da renovação do saber e da alegria no aprender na universidade. Destaca-se que o desenvolvimento da presente discussão se norteia pela perspectiva de qualificar pedagogicamente a ação formativa no ensino superior, ação esta comprometida com a melhoria qualitativa da formação humana e profissional dos estudantes. This article results from a post-doctoral research that involved investigations of bibliographic nature under the perspective of pedagogical thinking of French educator Georges Snyders (1917-2011). It is aimed at presenting the contribution potential of Snyders’ theories, particularly regarding the issue of knowledge taught and joy in learning in order to derive benefits for the field of university pedagogy. Such pedagogy is involved in the current challenges faced by higher education. This aim arises from the following problem question: how can Snyders’ assumptions, especially the concepts of knowledge and joy in learning, add up to the discussions of the field of university pedagogy? To reach such aim, the following issues are addressed: the university pedagogy in the educational and social panorama of new demands presented to the university and its faculty; theoretical foundations of Snyders’ progressive pedagogy, precisely the concepts of knowledge taught and joy; and also the possibilities of contributions of Snyders’ pedagogical positioning towards the renewal of knowledge and joy in learning at university. The development of this discussion is guided by the perspective of educationally qualifying the formative action in higher education. This action is committed to the qualitative improvement of human formation and professional qualification of students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13676710.1590/s1517-9702201605141169Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 499-514Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 499-514Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 499-5141678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136767/132508Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Renata de AlmeidaAlmeida, Maria Isabel de2017-08-14T16:47:53Zoai:revistas.usp.br:article/136767Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T16:47:53Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
The contributions of George Snyders for university pedagogy
title Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
spellingShingle Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
Vieira, Renata de Almeida
Pedagogia universitária
Georges Snyders
Saber
Alegria
University pedagogy
Georges Snyders
Knowledge
Joy
title_short Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
title_full Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
title_fullStr Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
title_full_unstemmed Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
title_sort Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária
author Vieira, Renata de Almeida
author_facet Vieira, Renata de Almeida
Almeida, Maria Isabel de
author_role author
author2 Almeida, Maria Isabel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renata de Almeida
Almeida, Maria Isabel de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia universitária
Georges Snyders
Saber
Alegria
University pedagogy
Georges Snyders
Knowledge
Joy
topic Pedagogia universitária
Georges Snyders
Saber
Alegria
University pedagogy
Georges Snyders
Knowledge
Joy
description Este artigo é resultante de uma pesquisa de pós-doutoramento, a qual envolveu investigações de natureza bibliográfica sob a perspectiva do pensamento pedagógico do educador francês Georges Snyders (1917-2011). O objetivo principal do artigo é apresentar o potencial de contribuição das teorizações snyderianas (relativo a Georges Snyders), em especial no que tange à questão do saber ensinado e da alegria no aprender, a fim de derivar subsídios para o campo da pedagogia universitária, pedagogia implicada com os desafios atuais postos ao ensino superior. Tal objetivo origina-se da seguinte questão problematizadora: de que modo os pressupostos snyderianos, especialmente os conceitos de saber e alegria no aprender, podem somar às discussões do campo da pedagogia universitária? Para a consecução do objetivo em referência são abordadas as seguintes questões: a pedagogia universitária no panorama social e educacional de novas demandas apresentadas à universidade e aos seus docentes; fundamentos teóricos da pedagogia progressista snyderiana, precisamente os conceitos de saber ensinado e alegria; e, ainda, possibilidades de contribuições do posicionamento pedagógico snyderiano em prol da renovação do saber e da alegria no aprender na universidade. Destaca-se que o desenvolvimento da presente discussão se norteia pela perspectiva de qualificar pedagogicamente a ação formativa no ensino superior, ação esta comprometida com a melhoria qualitativa da formação humana e profissional dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136767
10.1590/s1517-9702201605141169
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136767
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201605141169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136767/132508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 499-514
Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 499-514
Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 499-514
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812113129472