EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campello Nogueira Ramos, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José, Mello-Silva, Clélia Christina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626
Resumo: As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro.
id CP2-1_633d2c5804acc8142ccd229e32374bcc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3626
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕESEducação AmbientalCurrículoPós CríticaMulticulturalismoMeio Ambiente.As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 132-1442525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626/2326Campello Nogueira Ramos, FernandaCoelho Corrêa de Azevedo, Hugo JoséMello-Silva, Clélia Christinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3626Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
Campello Nogueira Ramos, Fernanda
Educação Ambiental
Currículo
Pós Crítica
Multiculturalismo
Meio Ambiente.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
author Campello Nogueira Ramos, Fernanda
author_facet Campello Nogueira Ramos, Fernanda
Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José
Mello-Silva, Clélia Christina
author_role author
author2 Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José
Mello-Silva, Clélia Christina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campello Nogueira Ramos, Fernanda
Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José
Mello-Silva, Clélia Christina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Currículo
Pós Crítica
Multiculturalismo
Meio Ambiente.
topic Educação Ambiental
Currículo
Pós Crítica
Multiculturalismo
Meio Ambiente.
description As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626/2326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 132-144
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180988633088