EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626 |
Resumo: | As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro. |
id |
CP2-1_633d2c5804acc8142ccd229e32374bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3626 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕESEducação AmbientalCurrículoPós CríticaMulticulturalismoMeio Ambiente.As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 132-1442525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626/2326Campello Nogueira Ramos, FernandaCoelho Corrêa de Azevedo, Hugo JoséMello-Silva, Clélia Christinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3626Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES Campello Nogueira Ramos, Fernanda Educação Ambiental Currículo Pós Crítica Multiculturalismo Meio Ambiente. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TEORIAS CURRICULARES PÓS CRÍTICAS: REFLEXÕES |
author |
Campello Nogueira Ramos, Fernanda |
author_facet |
Campello Nogueira Ramos, Fernanda Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José Mello-Silva, Clélia Christina |
author_role |
author |
author2 |
Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José Mello-Silva, Clélia Christina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campello Nogueira Ramos, Fernanda Coelho Corrêa de Azevedo, Hugo José Mello-Silva, Clélia Christina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Currículo Pós Crítica Multiculturalismo Meio Ambiente. |
topic |
Educação Ambiental Currículo Pós Crítica Multiculturalismo Meio Ambiente. |
description |
As atuais propostas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo formal como disciplina delimitada, e não somente como temática transversal, dentro do processo educacional brasileiro estimulam o debate sobre de que maneira a EA tem sido tratada no ambiente escolar e como poderia ser desenvolvida no que tange aos caminhos estruturais curriculares. A EA crítica, que na prática tem sido a crítica pela crítica, precisa ser traduzida em ações reais, contextualizadas à realidade social dos territórios e englobando a multiculturalidade e as minorias. O objetivo deste ensaio acadêmico é discutir de forma teórica o contexto da educação ambiental no currículo formal e propor formas de se viabilizar a EAC para efetiva mudança dos indivíduos que a vivenciam. Neste sentido, as Teorias Curriculares Pós Críticas constituem uma importante ferramenta para a práxis da EA, especialmente em tempos de implementação da Nova Base Comum Curricular no ensino formal brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3626/2326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 132-144 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180988633088 |