TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência a partir da relação vivenciada por uma professora de Educação Infantil, também professora articuladora, no exercício de sua dupla função no trabalho remoto em tempos de pandemia, no contexto da Covid-19, em uma unidade de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias encontradas para a manutenção dos vínculos afetivos com as crianças e com as suas famílias, no necessário período de distanciamento social. Por meio de um diálogo entre documentos oficiais sobre a Educação infantil (BRASIL, 1996; 2010), Paulo Freire (1996; 2014) e Friedmann (2020), L`Ecuyer (2019), Martins Filho (2020) e Rinaldi (2014), apresentamos os caminhos encontrados para dar suporte à equipe pedagógica e discutirmos como as professoras têm estabelecido relação com as crianças e com as famílias por meio das redes sociais para contar histórias, cantar músicas, propor brincadeiras e orientar as famílias, respeitando o espaço doméstico. Consideramos que essas ações não têm a pretensão de substituir o papel da Educação Infantil, que se faz no coletivo. |
id |
CP2-1_66d22ae9d6bf0c66b239125389fdbe0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2940 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIROEducação InfantilTrabalho RemotoPandemia.Este artigo apresenta um relato de experiência a partir da relação vivenciada por uma professora de Educação Infantil, também professora articuladora, no exercício de sua dupla função no trabalho remoto em tempos de pandemia, no contexto da Covid-19, em uma unidade de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias encontradas para a manutenção dos vínculos afetivos com as crianças e com as suas famílias, no necessário período de distanciamento social. Por meio de um diálogo entre documentos oficiais sobre a Educação infantil (BRASIL, 1996; 2010), Paulo Freire (1996; 2014) e Friedmann (2020), L`Ecuyer (2019), Martins Filho (2020) e Rinaldi (2014), apresentamos os caminhos encontrados para dar suporte à equipe pedagógica e discutirmos como as professoras têm estabelecido relação com as crianças e com as famílias por meio das redes sociais para contar histórias, cantar músicas, propor brincadeiras e orientar as famílias, respeitando o espaço doméstico. Consideramos que essas ações não têm a pretensão de substituir o papel da Educação Infantil, que se faz no coletivo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940/1859da Silva, Ana Paula Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2940Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO da Silva, Ana Paula Lima Educação Infantil Trabalho Remoto Pandemia. |
title_short |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_full |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
TECITURAS DE UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO PROFESSORA ARTICULADORA NO TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO |
author |
da Silva, Ana Paula Lima |
author_facet |
da Silva, Ana Paula Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ana Paula Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Trabalho Remoto Pandemia. |
topic |
Educação Infantil Trabalho Remoto Pandemia. |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência a partir da relação vivenciada por uma professora de Educação Infantil, também professora articuladora, no exercício de sua dupla função no trabalho remoto em tempos de pandemia, no contexto da Covid-19, em uma unidade de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias encontradas para a manutenção dos vínculos afetivos com as crianças e com as suas famílias, no necessário período de distanciamento social. Por meio de um diálogo entre documentos oficiais sobre a Educação infantil (BRASIL, 1996; 2010), Paulo Freire (1996; 2014) e Friedmann (2020), L`Ecuyer (2019), Martins Filho (2020) e Rinaldi (2014), apresentamos os caminhos encontrados para dar suporte à equipe pedagógica e discutirmos como as professoras têm estabelecido relação com as crianças e com as famílias por meio das redes sociais para contar histórias, cantar músicas, propor brincadeiras e orientar as famílias, respeitando o espaço doméstico. Consideramos que essas ações não têm a pretensão de substituir o papel da Educação Infantil, que se faz no coletivo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2940/1859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178049474560 |