Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Paulo Roberto de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555
Resumo: Esta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços.
id CP2-1_68ad61c8a82cc49b73dbed5a728e9310
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1555
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formalEnsino coletivoEducação formalNão formalInformalEsta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 59-652594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555/1120Coutinho, Paulo Roberto de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1555Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
title Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
spellingShingle Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
Coutinho, Paulo Roberto de Oliveira
Ensino coletivo
Educação formal
Não formal
Informal
title_short Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
title_full Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
title_fullStr Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
title_full_unstemmed Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
title_sort Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
author Coutinho, Paulo Roberto de Oliveira
author_facet Coutinho, Paulo Roberto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Paulo Roberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino coletivo
Educação formal
Não formal
Informal
topic Ensino coletivo
Educação formal
Não formal
Informal
description Esta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555/1120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 59-65
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v3i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181392334848