Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555 |
Resumo: | Esta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços. |
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Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formalEnsino coletivoEducação formalNão formalInformalEsta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 59-652594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1555/1120Coutinho, Paulo Roberto de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1555Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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