O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28659 |
Resumo: | O tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities. |
id |
RCAP_b33433ef053bc2f17e87974ffa611fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussivaEducação informalEducação não-formalEnsino de músicaEnsino de música percussivaInformal educationNon-formal educationMusic teachingPercussive music teachingO tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities.Universidade de Évora2021-01-08T17:41:38Z2021-01-082020-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28659http://hdl.handle.net/10174/28659TID:202572170porDepartamento de Pedagogia e Educaçãotitagentefina@hotmail.com229Carvalho, Letícia Sandra Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:35.829675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
title |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
spellingShingle |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva Carvalho, Letícia Sandra Araújo Educação informal Educação não-formal Ensino de música Ensino de música percussiva Informal education Non-formal education Music teaching Percussive music teaching |
title_short |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
title_full |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
title_fullStr |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
title_full_unstemmed |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
title_sort |
O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva |
author |
Carvalho, Letícia Sandra Araújo |
author_facet |
Carvalho, Letícia Sandra Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Letícia Sandra Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação informal Educação não-formal Ensino de música Ensino de música percussiva Informal education Non-formal education Music teaching Percussive music teaching |
topic |
Educação informal Educação não-formal Ensino de música Ensino de música percussiva Informal education Non-formal education Music teaching Percussive music teaching |
description |
O tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25T00:00:00Z 2021-01-08T17:41:38Z 2021-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28659 http://hdl.handle.net/10174/28659 TID:202572170 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28659 |
identifier_str_mv |
TID:202572170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação titagentefina@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136667612741632 |