PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna Ferreira, Arthur
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardino Sirino, Marcio, Mota, Patricia Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736
Resumo: Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias.
id UNIT-2_c23afbc1fec0eeb7de9204527d0b994f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7736
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAEducação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal.Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias.Editora Universitária Tiradentes2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/773610.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 584-5962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736/4351Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna Ferreira, ArthurBernardino Sirino, MarcioMota, Patricia Flavia2020-11-26T18:35:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7736Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:05.737479Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Vianna Ferreira, Arthur
Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal.
title_short PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author Vianna Ferreira, Arthur
author_facet Vianna Ferreira, Arthur
Bernardino Sirino, Marcio
Mota, Patricia Flavia
author_role author
author2 Bernardino Sirino, Marcio
Mota, Patricia Flavia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna Ferreira, Arthur
Bernardino Sirino, Marcio
Mota, Patricia Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal.
topic Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal.
description Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736
10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736/4351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 584-596
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614413254656