PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736 |
Resumo: | Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias. |
id |
UNIT-2_c23afbc1fec0eeb7de9204527d0b994f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7736 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAEducação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal.Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias.Editora Universitária Tiradentes2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/773610.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 584-5962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736/4351Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna Ferreira, ArthurBernardino Sirino, MarcioMota, Patricia Flavia2020-11-26T18:35:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7736Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:05.737479Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Vianna Ferreira, Arthur Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal. |
title_short |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
Vianna Ferreira, Arthur |
author_facet |
Vianna Ferreira, Arthur Bernardino Sirino, Marcio Mota, Patricia Flavia |
author_role |
author |
author2 |
Bernardino Sirino, Marcio Mota, Patricia Flavia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna Ferreira, Arthur Bernardino Sirino, Marcio Mota, Patricia Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal. |
topic |
Educação Formal. Educação Não Formal. Educação Informal. |
description |
Este presente artigo, fruto de discussões realizadas no bojo do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), desde 2016, tem como objetivo problematizar a divisão entre educação formal, não formal e informal na educação brasileira – ainda defendida por teóricos da Pedagogia e do campo, em construção, da Pedagogia Social. Com uma abordagem reflexiva, esta pesquisa de cunho bibliográfico apresenta as especificidades destas três formas de significação da educação e argumenta em defesa do uso dos termos escolar e não escolar, de maneira articulada, a fim de minimizar os processos de escalonamento entre conhecimentos, saberes e experiências e, ainda, questionar a centralidade de determinados espaços sociais em detrimento de outros – na certeza de que todos os espaços sociais se configuram num território (socio)educativo produtor de múltiplas pedagogias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736 10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7736/4351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 584-596 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614413254656 |