Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Fernanda Monzato Machado de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329
Resumo: As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolas
id CP2-1_6a552b2ca406093cf3e65b5cc3231417
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2329
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolasRevista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329/1573Jesus, Fernanda Monzato Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2329Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
title Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
spellingShingle Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
Jesus, Fernanda Monzato Machado de
title_short Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
title_full Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
title_fullStr Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
title_full_unstemmed Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
title_sort Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
author Jesus, Fernanda Monzato Machado de
author_facet Jesus, Fernanda Monzato Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Fernanda Monzato Machado de
description As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329/1573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181793939456