Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329 |
Resumo: | As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolas |
id |
CP2-1_6a552b2ca406093cf3e65b5cc3231417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2329 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica?As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolasRevista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329/1573Jesus, Fernanda Monzato Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2329Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
title |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
spellingShingle |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? Jesus, Fernanda Monzato Machado de |
title_short |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
title_full |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
title_fullStr |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
title_full_unstemmed |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
title_sort |
Cibercultura e Pensamento Computacional. Como desenvolver ambiências formativas na escola básica? |
author |
Jesus, Fernanda Monzato Machado de |
author_facet |
Jesus, Fernanda Monzato Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Fernanda Monzato Machado de |
description |
As discussões sobre cibercultura são indispensáveis para a educação atual. A presença das tecnologias, das redes, nas nossas salas de aula é algo comum. Assim, é preciso atuar nos ciberespaços, nas redes educativas, forjando ambiências formativas que possam colaborar para a compreensão desse fenômeno cibercultural. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de uma proposta de atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo como base o princípio da Computação Desplugada para desenvolver os eixos do Pensamento Computacional, considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensar computacional nas escolas |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2329/1573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181793939456 |