Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Antonete Araújo Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33737
Resumo: Esta tese objetiva compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Baú Brincante, desenvolvido no GEPEL – UFBA em parceria acadêmica com a UNEB, a UESB e a Universidade de Sorbone - Paris 13. Teve como questão norteadora: como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para a formação de professores envolvidos no projeto Baú brincante, em uma escola pública em Salvador, Bahia?. O caminho metodológico está ancorado na abordagem epistemológica da multirreferencialidade, como método teve a pesquisa-formação na cibercultura com inspiração etnográfica. Adotou-se como objetivos específicos: a) estabelecer diálogos formativos com as professoras da escola-campo no ambiente digital, registrando as observações e reflexões de suas interações com a ambiência lúdica criada com o projeto Baú Brincante; b) refletir, em ambiências formativas, sobre os registros feitos com os dispositivos móveis sobre as observações do brincar social espontâneo na escola; c) Criar repertórios teóricos e metodológicos sobre a formação de professores sensibilizados com o brincar espontâneo na escola. Como principais resultados, pode-se afirmar: a) que os professores demonstraram envolvimento profundo com a construção da ambiência lúdica do Baú brincante; b) demonstraram compreensão e mediação sutil face as interações espontâneas junto as crianças; c) e participação efetiva em seu próprio processo de formação pedagógica no seio do Ciberateliê brincante. Finalmente, pode-se afirmar que com a pesquisa, se coaduna o potencial das interações ciberculturais mediante uso dos dispositivos digitais móveis na construção da ambiência formativa do Ciberateliê brincante - dispositivo formacional co-construído entre a pesquisadora e os professores no processo de formação sensível face ao brincar social espontâneo na escola de ensino fundamental.
id UFBA-2_a3115c5e751ff3d0d5538992532d9497
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33737
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Xavier, Antonete Araújo SilvaD´Ávila, Cristina MariaSantos, Edméa OliveiraLopes, Maria da ConceiçãoFriedmann, AdrianaFerreira, Maria da Conceição AlvesMacedo, Roberto Sidnei deSantos, Edmea Oliveira2021-07-13T17:02:13Z2021-07-13T17:02:13Z2021-07-132020-07-30Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33737Esta tese objetiva compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Baú Brincante, desenvolvido no GEPEL – UFBA em parceria acadêmica com a UNEB, a UESB e a Universidade de Sorbone - Paris 13. Teve como questão norteadora: como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para a formação de professores envolvidos no projeto Baú brincante, em uma escola pública em Salvador, Bahia?. O caminho metodológico está ancorado na abordagem epistemológica da multirreferencialidade, como método teve a pesquisa-formação na cibercultura com inspiração etnográfica. Adotou-se como objetivos específicos: a) estabelecer diálogos formativos com as professoras da escola-campo no ambiente digital, registrando as observações e reflexões de suas interações com a ambiência lúdica criada com o projeto Baú Brincante; b) refletir, em ambiências formativas, sobre os registros feitos com os dispositivos móveis sobre as observações do brincar social espontâneo na escola; c) Criar repertórios teóricos e metodológicos sobre a formação de professores sensibilizados com o brincar espontâneo na escola. Como principais resultados, pode-se afirmar: a) que os professores demonstraram envolvimento profundo com a construção da ambiência lúdica do Baú brincante; b) demonstraram compreensão e mediação sutil face as interações espontâneas junto as crianças; c) e participação efetiva em seu próprio processo de formação pedagógica no seio do Ciberateliê brincante. Finalmente, pode-se afirmar que com a pesquisa, se coaduna o potencial das interações ciberculturais mediante uso dos dispositivos digitais móveis na construção da ambiência formativa do Ciberateliê brincante - dispositivo formacional co-construído entre a pesquisadora e os professores no processo de formação sensível face ao brincar social espontâneo na escola de ensino fundamental.ABSTRACT This thesis originates from the professional involvement with teaching, cyberculture and the activities developed in public schools around the university together with the team Toy University Library Paulo Freire of UNEB - Campus I. The research developed in the doctorate at the Federal University of Bahia - UFBA aims to understand how mobile digital devices and network connection can enhance a digital formative environment for elementary school teachers in a public school in Salvador - BA. This research is linked to the Baú Brincante project, developed at GEPEL - UFBA in academic partnership with UNEB, UESB and the University of Paris 13. The relevance of this research is part of a confluent movement of the conceptual triad: the playful ambience, the ambience digital training and spontaneous social play. It had as a guiding question: how can mobile digital devices and network connection enhance a digital formative environment for the training of teachers involved in the Baú Brincante project, in a public school in Salvador, Bahia ?. . The methodological path is anchored in the qualitative approach, with ethnographic inspiration. This is a research-formation in cyberculture, adopting the epistemological perspective of multi-referentiality The following specific objectives were adopted: a) to establish formative dialogues with the school-field teachers in the digital environment, recording the observations and reflections of their interactions with the playful ambience created with the Baú Brincante project; b) reflect, in formative environments, on the records made with mobile devices on the observations of spontaneous social play at school; c) Create theoretical and methodological repertoires on the training of teachers sensitized with spontaneous playing at school. As main results, it can be stated: a) that the teachers showed deep involvement with the construction of the playful ambience of the playful chest; b) demonstrated understanding and subtle mediation in the face of spontaneous interactions with children; c) and effective participation in their own pedagogical training process within the cyberateliêbrincante. Finally, it can be said that with research, the potential of cyber-cultural interactions is combined through the use of mobile digital devices in the construction of the formative ambience of the cyberateliê play - a training device co-built between the researcher and the teachers in the sensitive pedagogical training process spontaneous social playing.Submitted by Antonete Xavier (antonetex@gmail.com) on 2021-07-12T20:53:04Z No. of bitstreams: 1 2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf: 9335099 bytes, checksum: 1a24413de13dd358e202efaf877160b4 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-07-13T17:02:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf: 9335099 bytes, checksum: 1a24413de13dd358e202efaf877160b4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-13T17:02:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf: 9335099 bytes, checksum: 1a24413de13dd358e202efaf877160b4 (MD5)Ciências HumanasAmbiência formativa digitalCiber Pesquisa-formaçãoBaú BrincanteBrincar livre e espontâneoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoCiberculturaAplicativos móveisBrincadeirasLudicidadeProjeto Baú BrincanteDigital formative environmentResearch-training in cyberculturePlaying ChestSpontaneous social playCiberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na ciberculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoEducaçãoUFBA/FACEDbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdfapplication/pdf9335099https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/1/2020_Tese%20Antonete%20Xavier_Ves%c3%a3oFinalBanca.pdf1a24413de13dd358e202efaf877160b4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXT2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf.txt2020_Tese Antonete Xavier_VesãoFinalBanca.pdf.txtExtracted texttext/plain551652https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/3/2020_Tese%20Antonete%20Xavier_Ves%c3%a3oFinalBanca.pdf.txt7160603a23fbec4c4d00def21ff744f9MD53ri/337372022-02-20 21:44:38.51oai:repositorio.ufba.br:ri/33737VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:44:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
title Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
spellingShingle Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
Xavier, Antonete Araújo Silva
Ciências Humanas
Ambiência formativa digital
Ciber Pesquisa-formação
Baú Brincante
Brincar livre e espontâneo
Professores de ensino fundamental - Formação
Cibercultura
Aplicativos móveis
Brincadeiras
Ludicidade
Projeto Baú Brincante
Digital formative environment
Research-training in cyberculture
Playing Chest
Spontaneous social play
title_short Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
title_full Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
title_fullStr Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
title_full_unstemmed Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
title_sort Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura
author Xavier, Antonete Araújo Silva
author_facet Xavier, Antonete Araújo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Antonete Araújo Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D´Ávila, Cristina Maria
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Edméa Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Maria da Conceição
Friedmann, Adriana
Ferreira, Maria da Conceição Alves
Macedo, Roberto Sidnei de
Santos, Edmea Oliveira
contributor_str_mv D´Ávila, Cristina Maria
Santos, Edméa Oliveira
Lopes, Maria da Conceição
Friedmann, Adriana
Ferreira, Maria da Conceição Alves
Macedo, Roberto Sidnei de
Santos, Edmea Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
Ambiência formativa digital
Ciber Pesquisa-formação
Baú Brincante
Brincar livre e espontâneo
Professores de ensino fundamental - Formação
Cibercultura
Aplicativos móveis
Brincadeiras
Ludicidade
Projeto Baú Brincante
Digital formative environment
Research-training in cyberculture
Playing Chest
Spontaneous social play
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiência formativa digital
Ciber Pesquisa-formação
Baú Brincante
Brincar livre e espontâneo
Professores de ensino fundamental - Formação
Cibercultura
Aplicativos móveis
Brincadeiras
Ludicidade
Projeto Baú Brincante
Digital formative environment
Research-training in cyberculture
Playing Chest
Spontaneous social play
description Esta tese objetiva compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Baú Brincante, desenvolvido no GEPEL – UFBA em parceria acadêmica com a UNEB, a UESB e a Universidade de Sorbone - Paris 13. Teve como questão norteadora: como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para a formação de professores envolvidos no projeto Baú brincante, em uma escola pública em Salvador, Bahia?. O caminho metodológico está ancorado na abordagem epistemológica da multirreferencialidade, como método teve a pesquisa-formação na cibercultura com inspiração etnográfica. Adotou-se como objetivos específicos: a) estabelecer diálogos formativos com as professoras da escola-campo no ambiente digital, registrando as observações e reflexões de suas interações com a ambiência lúdica criada com o projeto Baú Brincante; b) refletir, em ambiências formativas, sobre os registros feitos com os dispositivos móveis sobre as observações do brincar social espontâneo na escola; c) Criar repertórios teóricos e metodológicos sobre a formação de professores sensibilizados com o brincar espontâneo na escola. Como principais resultados, pode-se afirmar: a) que os professores demonstraram envolvimento profundo com a construção da ambiência lúdica do Baú brincante; b) demonstraram compreensão e mediação sutil face as interações espontâneas junto as crianças; c) e participação efetiva em seu próprio processo de formação pedagógica no seio do Ciberateliê brincante. Finalmente, pode-se afirmar que com a pesquisa, se coaduna o potencial das interações ciberculturais mediante uso dos dispositivos digitais móveis na construção da ambiência formativa do Ciberateliê brincante - dispositivo formacional co-construído entre a pesquisadora e os professores no processo de formação sensível face ao brincar social espontâneo na escola de ensino fundamental.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T17:02:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T17:02:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33737
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA/FACED
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/1/2020_Tese%20Antonete%20Xavier_Ves%c3%a3oFinalBanca.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33737/3/2020_Tese%20Antonete%20Xavier_Ves%c3%a3oFinalBanca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a24413de13dd358e202efaf877160b4
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
7160603a23fbec4c4d00def21ff744f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459626036854784