A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Priscila de Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa, Daniela Honorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas  potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora.
id CP2-1_6ed454d6b3b0332c7914cb4981f6f815
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1838
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJeducação infantilespaçosformação de professoresPIBIDO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas  potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838/1319Basílio, Priscila de Melode Sousa, Daniela Honorioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T10:47:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1838Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-12-14T10:47:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
title A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
spellingShingle A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
Basílio, Priscila de Melo
educação infantil
espaços
formação de professores
PIBID
title_short A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
title_full A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
title_fullStr A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
title_full_unstemmed A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
title_sort A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
author Basílio, Priscila de Melo
author_facet Basílio, Priscila de Melo
de Sousa, Daniela Honorio
author_role author
author2 de Sousa, Daniela Honorio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Priscila de Melo
de Sousa, Daniela Honorio
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
espaços
formação de professores
PIBID
topic educação infantil
espaços
formação de professores
PIBID
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas  potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838/1319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177987608576