A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora. |
id |
CP2-1_6ed454d6b3b0332c7914cb4981f6f815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1838 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJeducação infantilespaçosformação de professoresPIBIDO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838/1319Basílio, Priscila de Melode Sousa, Daniela Honorioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T10:47:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1838Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-12-14T10:47:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
title |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
spellingShingle |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ Basílio, Priscila de Melo educação infantil espaços formação de professores PIBID |
title_short |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
title_full |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
title_fullStr |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
title_full_unstemmed |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
title_sort |
A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ |
author |
Basílio, Priscila de Melo |
author_facet |
Basílio, Priscila de Melo de Sousa, Daniela Honorio |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Daniela Honorio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basílio, Priscila de Melo de Sousa, Daniela Honorio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil espaços formação de professores PIBID |
topic |
educação infantil espaços formação de professores PIBID |
description |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1838/1319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177987608576 |