O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196 |
Resumo: | Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido. |
id |
CP2-1_afb3b437475183b69d6b49830d386848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2196 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICAEducação InfantilPIBIDFormação de Professores.Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196/1488Ogêda, Adriannede Oliveira Guimarães, DanielaArenhart, Deiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2196Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA Ogêda, Adrianne Educação Infantil PIBID Formação de Professores. |
title_short |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Ogêda, Adrianne |
author_facet |
Ogêda, Adrianne de Oliveira Guimarães, Daniela Arenhart, Deise |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Guimarães, Daniela Arenhart, Deise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogêda, Adrianne de Oliveira Guimarães, Daniela Arenhart, Deise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil PIBID Formação de Professores. |
topic |
Educação Infantil PIBID Formação de Professores. |
description |
Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196/1488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178008580096 |