O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogêda, Adrianne
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Guimarães, Daniela, Arenhart, Deise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196
Resumo: Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido.
id CP2-1_afb3b437475183b69d6b49830d386848
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2196
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICAEducação InfantilPIBIDFormação de Professores.Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196/1488Ogêda, Adriannede Oliveira Guimarães, DanielaArenhart, Deiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2196Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
title O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
Ogêda, Adrianne
Educação Infantil
PIBID
Formação de Professores.
title_short O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA
author Ogêda, Adrianne
author_facet Ogêda, Adrianne
de Oliveira Guimarães, Daniela
Arenhart, Deise
author_role author
author2 de Oliveira Guimarães, Daniela
Arenhart, Deise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogêda, Adrianne
de Oliveira Guimarães, Daniela
Arenhart, Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
PIBID
Formação de Professores.
topic Educação Infantil
PIBID
Formação de Professores.
description Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2196/1488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178008580096