O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Bruno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos da Silva, José Gustavo, Ladwig, Nilzo Ivo, Marcelino, Andrea Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772
Resumo: Em uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia.
id CP2-1_6f5e30da159085c503bc8e85139fdac1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3772
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O uso de canções populares como recurso didático no ensino de GeografiaEscolaMúsicaMétodoAprendizagemGeografiaEnsino de GeografiaEm uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 85-922358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772/2487Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessNetto, BrunoSantos da Silva, José GustavoLadwig, Nilzo IvoMarcelino, Andrea Rabelo2023-12-31T12:56:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3772Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
title O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
spellingShingle O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
Netto, Bruno
Escola
Música
Método
Aprendizagem
Geografia
Ensino de Geografia
title_short O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
title_full O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
title_fullStr O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
title_full_unstemmed O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
title_sort O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
author Netto, Bruno
author_facet Netto, Bruno
Santos da Silva, José Gustavo
Ladwig, Nilzo Ivo
Marcelino, Andrea Rabelo
author_role author
author2 Santos da Silva, José Gustavo
Ladwig, Nilzo Ivo
Marcelino, Andrea Rabelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Bruno
Santos da Silva, José Gustavo
Ladwig, Nilzo Ivo
Marcelino, Andrea Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Música
Método
Aprendizagem
Geografia
Ensino de Geografia
topic Escola
Música
Método
Aprendizagem
Geografia
Ensino de Geografia
description Em uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772/2487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 85-92
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177537769472