O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772 |
Resumo: | Em uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia. |
id |
CP2-1_6f5e30da159085c503bc8e85139fdac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3772 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de GeografiaEscolaMúsicaMétodoAprendizagemGeografiaEnsino de GeografiaEm uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 85-922358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772/2487Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessNetto, BrunoSantos da Silva, José GustavoLadwig, Nilzo IvoMarcelino, Andrea Rabelo2023-12-31T12:56:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3772Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
title |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
spellingShingle |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia Netto, Bruno Escola Música Método Aprendizagem Geografia Ensino de Geografia |
title_short |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
title_full |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
title_fullStr |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
title_sort |
O uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia |
author |
Netto, Bruno |
author_facet |
Netto, Bruno Santos da Silva, José Gustavo Ladwig, Nilzo Ivo Marcelino, Andrea Rabelo |
author_role |
author |
author2 |
Santos da Silva, José Gustavo Ladwig, Nilzo Ivo Marcelino, Andrea Rabelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Netto, Bruno Santos da Silva, José Gustavo Ladwig, Nilzo Ivo Marcelino, Andrea Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Música Método Aprendizagem Geografia Ensino de Geografia |
topic |
Escola Música Método Aprendizagem Geografia Ensino de Geografia |
description |
Em uma realidade educacional onde a sala de aula tende a entrar em um ciclo de monotonia, prejudicial aos objetivos do processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de o professor (a) buscar métodos mais dinâmicos. Neste contexto, a música surge como recurso viável, de baixo custo e com grande potencial didático. O objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso de canções populares como recurso didático no ensino de Geografia partindo da experiência de jovens professores em duas escolas de rede pública. A metodologia empregada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e de observação participante. Os resultados alcançados neste trabalho demonstram a utilidade das canções populares nas aulas de geografia, onde apresentam-se como atividades de rompimento com a monotonia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3772/2487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 85-92 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177537769472 |