A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. |
id |
UFCG_284d3220030abecd17935b4371dd89fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30382 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.Music as a didactic and methodological resource: an approach to space.Geografia e músicaEnsino de geografiaGeografia escolargeography and musicgeography teachingschool geographyGeografia.Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia.This monograph aims to analyze the importance of music to the process of teaching and learning in geography lessons, with emphasis on understanding of space. Music is an element that is present in the lives of individuals, and is a form of representation of different spatiality, so geography may use this resource to assist in the teaching-learning process, by reading the same for understanding categories and content relevant to this discipline. Additionally, this feature can make the classes more dynamic and creative, awakening the interest of the student and breaking the stereotype of boring and tiring discipline, which has been attributed to school Geography in the course of his career. To achieve the goal proposed here, at first, a literature search was performed, with authors to discuss the issue or issues related to it. After trying to elucidate the discussion that was held, an analysis of the lyrics "Citizen" was made, consisting of Lucius Barbosa, seeking to identify and understand the present geographicity this song emphasizing in their representation on the space. Thus it is believed that the discussions here will contribute to the development of Geography teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.OLIVEIRA, Geane Queiroga de.20152023-06-26T13:21:45Z2023-06-262023-06-26T13:21:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T13:21:45Zoai:localhost:riufcg/30382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T13:21:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. Music as a didactic and methodological resource: an approach to space. |
title |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
spellingShingle |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. OLIVEIRA, Geane Queiroga de. Geografia e música Ensino de geografia Geografia escolar geography and music geography teaching school geography Geografia. |
title_short |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
title_full |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
title_fullStr |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
title_full_unstemmed |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
title_sort |
A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. |
author |
OLIVEIRA, Geane Queiroga de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Geane Queiroga de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Geane Queiroga de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia e música Ensino de geografia Geografia escolar geography and music geography teaching school geography Geografia. |
topic |
Geografia e música Ensino de geografia Geografia escolar geography and music geography teaching school geography Geografia. |
description |
Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2023-06-26T13:21:45Z 2023-06-26 2023-06-26T13:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382 OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744581360615424 |