A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia.
id UFCG_284d3220030abecd17935b4371dd89fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30382
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.Music as a didactic and methodological resource: an approach to space.Geografia e músicaEnsino de geografiaGeografia escolargeography and musicgeography teachingschool geographyGeografia.Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia.This monograph aims to analyze the importance of music to the process of teaching and learning in geography lessons, with emphasis on understanding of space. Music is an element that is present in the lives of individuals, and is a form of representation of different spatiality, so geography may use this resource to assist in the teaching-learning process, by reading the same for understanding categories and content relevant to this discipline. Additionally, this feature can make the classes more dynamic and creative, awakening the interest of the student and breaking the stereotype of boring and tiring discipline, which has been attributed to school Geography in the course of his career. To achieve the goal proposed here, at first, a literature search was performed, with authors to discuss the issue or issues related to it. After trying to elucidate the discussion that was held, an analysis of the lyrics "Citizen" was made, consisting of Lucius Barbosa, seeking to identify and understand the present geographicity this song emphasizing in their representation on the space. Thus it is believed that the discussions here will contribute to the development of Geography teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.OLIVEIRA, Geane Queiroga de.20152023-06-26T13:21:45Z2023-06-262023-06-26T13:21:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T13:21:45Zoai:localhost:riufcg/30382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T13:21:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
Music as a didactic and methodological resource: an approach to space.
title A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
spellingShingle A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
Geografia e música
Ensino de geografia
Geografia escolar
geography and music
geography teaching
school geography
Geografia.
title_short A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
title_full A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
title_fullStr A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
title_full_unstemmed A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
title_sort A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.
author OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
author_facet OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e música
Ensino de geografia
Geografia escolar
geography and music
geography teaching
school geography
Geografia.
topic Geografia e música
Ensino de geografia
Geografia escolar
geography and music
geography teaching
school geography
Geografia.
description Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2023-06-26T13:21:45Z
2023-06-26
2023-06-26T13:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382
OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382
identifier_str_mv OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744581360615424