Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533 |
Resumo: | É na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede. |
id |
CP2-1_71d8ec321284485a06187f5e5392ab9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2533 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de criançasEstímulo a LeituraCuidados com a Higiene. Tecnologia e LeituraPúblico Infantil.EducaçãoÉ na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 215-2242358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533/1963Torres, Eloiza CristianeVeiga, Léia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2533Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
title |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
spellingShingle |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças Torres, Eloiza Cristiane Estímulo a Leitura Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura Público Infantil. Educação |
title_short |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
title_full |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
title_fullStr |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
title_full_unstemmed |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
title_sort |
Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças |
author |
Torres, Eloiza Cristiane |
author_facet |
Torres, Eloiza Cristiane Veiga, Léia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Léia Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Eloiza Cristiane Veiga, Léia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estímulo a Leitura Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura Público Infantil. Educação |
topic |
Estímulo a Leitura Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura Público Infantil. Educação |
description |
É na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533/1963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 215-224 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177051230208 |