Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Eloiza Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Léia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533
Resumo: É na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede.   
id CP2-1_71d8ec321284485a06187f5e5392ab9e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2533
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de criançasEstímulo a LeituraCuidados com a Higiene. Tecnologia e LeituraPúblico Infantil.EducaçãoÉ na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede.   Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 215-2242358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533/1963Torres, Eloiza CristianeVeiga, Léia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2533Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
title Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
spellingShingle Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
Torres, Eloiza Cristiane
Estímulo a Leitura
Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura
Público Infantil.
Educação
title_short Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
title_full Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
title_fullStr Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
title_full_unstemmed Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
title_sort Em tempos de pandemia: contação de histórias e a sensibilização e acolhimento de crianças
author Torres, Eloiza Cristiane
author_facet Torres, Eloiza Cristiane
Veiga, Léia Aparecida
author_role author
author2 Veiga, Léia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane
Veiga, Léia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Estímulo a Leitura
Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura
Público Infantil.
Educação
topic Estímulo a Leitura
Cuidados com a Higiene. Tecnologia e Leitura
Público Infantil.
Educação
description É na infância em que a criança está descobrindo tudo, por isso é de suma importância práticas que estimulem a leitura, com livros infantis e contação de histórias. A tecnologia pode ser utilizada como um instrumento para a contação de histórias, em particular em tempos de pandemia com quarentena. Objetiva-se apresentar a contação de histórias para crianças a partir de um personagem em redes sociais, envolvendo temas ambientais, conteúdos escolares e ações importantes em tempos de pandemia de Covid 19. Com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa participante, os procedimentos para levantamentos de informações foram estabelecidos a partir de fontes primárias e secundárias. Como resultado obteve-se a participação de crianças da rede municipal de Londrina/PR que assistiram aos vídeos e deram devolutivas para as professoras e para a contadora. Conclui-se que a adaptação da contação de história com meios tecnológicos apresentou potencial para a promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I que possuíam internet em casa. Sendo necessário repensar formas de atingir aqueles que não dispõem das mesmas condições de acesso à rede.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2533/1963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 215-224
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177051230208