Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mattos, Rafael Arosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846
Resumo: O artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas.
id CP2-1_78be50539feec5959401306918e08d63
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3846
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Sobre formação docente e identidade disciplinar geográficaFormação de ProfessoresIdentidade DisciplinarEstágio SupervisionadoEnsino de Geografiaensino de geografiaraciocínio geográficoformação de professoresO artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 47-572358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846/2500Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mattos, Rafael Arosa2023-12-31T21:15:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3846Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
title Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
spellingShingle Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
de Mattos, Rafael Arosa
Formação de Professores
Identidade Disciplinar
Estágio Supervisionado
Ensino de Geografia
ensino de geografia
raciocínio geográfico
formação de professores
title_short Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
title_full Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
title_fullStr Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
title_full_unstemmed Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
title_sort Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
author de Mattos, Rafael Arosa
author_facet de Mattos, Rafael Arosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mattos, Rafael Arosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Identidade Disciplinar
Estágio Supervisionado
Ensino de Geografia
ensino de geografia
raciocínio geográfico
formação de professores
topic Formação de Professores
Identidade Disciplinar
Estágio Supervisionado
Ensino de Geografia
ensino de geografia
raciocínio geográfico
formação de professores
description O artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846/2500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 47-57
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177562935296