Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846 |
Resumo: | O artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas. |
id |
CP2-1_78be50539feec5959401306918e08d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3846 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográficaFormação de ProfessoresIdentidade DisciplinarEstágio SupervisionadoEnsino de Geografiaensino de geografiaraciocínio geográficoformação de professoresO artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 47-572358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846/2500Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mattos, Rafael Arosa2023-12-31T21:15:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3846Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
title |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
spellingShingle |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica de Mattos, Rafael Arosa Formação de Professores Identidade Disciplinar Estágio Supervisionado Ensino de Geografia ensino de geografia raciocínio geográfico formação de professores |
title_short |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
title_full |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
title_fullStr |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
title_full_unstemmed |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
title_sort |
Sobre formação docente e identidade disciplinar geográfica |
author |
de Mattos, Rafael Arosa |
author_facet |
de Mattos, Rafael Arosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Mattos, Rafael Arosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Identidade Disciplinar Estágio Supervisionado Ensino de Geografia ensino de geografia raciocínio geográfico formação de professores |
topic |
Formação de Professores Identidade Disciplinar Estágio Supervisionado Ensino de Geografia ensino de geografia raciocínio geográfico formação de professores |
description |
O artigo aborda a relação entre a formação de professores de geografia e o raciocínio geográfico. Apesar das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), pesquisas mostram que as licenciaturas ainda apresentam uma separação entre os conhecimentos acadêmicos e escolares. Os licenciandos muitas vezes sentem dificuldade em estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico adquirido na universidade e o que precisam saber para lecionar. O autor, que atua como docente em uma instituição de formação de professores, também observa que os professores iniciantes de geografia têm dificuldade em aplicar o raciocínio geográfico em sala de aula e em relacionar as práticas de ensino com os conhecimentos adquiridos na universidade. O artigo questiona como os cursos de licenciatura podem contribuir para a formação de professores com uma sólida identidade disciplinar geográfica e autonomia intelectual para desenvolver o raciocínio geográfico na Educação Básica. O artigo destaca ainda a importância de os docentes compreenderem a relevância singular da geografia e desenvolverem uma postura autônoma em relação às tradições escolares e influências externas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3846/2500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 47-57 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177562935296 |