A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124 |
Resumo: | O breve ensaio é fruto de algumas reflexões sobre a formação do professor de geografia, tendo como estudo de caso o trabalho realizado em duas disciplinas de estágio na (omitido para a avaliação) no ano letivo de 2011 e o confronto com bibliografias utilizadas para subsidiar nossa prática docente. Neste sentido, percebemos que os saberes responsáveis pela formação de um professor de geografia, em sua totalidade, vão muito além daqueles adquiridos na academia (pedagógicos e científicos), eles são mais amplos e complexos e se organizam a partir do sentido de ser e estar professor. |
id |
UFC-8_910a8000fbb26ee95be903f93d6cf948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/124 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docenteGEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIAensino de geografia, formação do professor e estágio em ensino de geografia.O breve ensaio é fruto de algumas reflexões sobre a formação do professor de geografia, tendo como estudo de caso o trabalho realizado em duas disciplinas de estágio na (omitido para a avaliação) no ano letivo de 2011 e o confronto com bibliografias utilizadas para subsidiar nossa prática docente. Neste sentido, percebemos que os saberes responsáveis pela formação de um professor de geografia, em sua totalidade, vão muito além daqueles adquiridos na academia (pedagógicos e científicos), eles são mais amplos e complexos e se organizam a partir do sentido de ser e estar professor.Universidade Federal do Ceará2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-15Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-15Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-152178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124/115CAMPOS, Margarida Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/124Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
title |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
spellingShingle |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente CAMPOS, Margarida Cassia GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA ensino de geografia, formação do professor e estágio em ensino de geografia. |
title_short |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
title_full |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
title_fullStr |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
title_full_unstemmed |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
title_sort |
A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente |
author |
CAMPOS, Margarida Cassia |
author_facet |
CAMPOS, Margarida Cassia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, Margarida Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA ensino de geografia, formação do professor e estágio em ensino de geografia. |
topic |
GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA ensino de geografia, formação do professor e estágio em ensino de geografia. |
description |
O breve ensaio é fruto de algumas reflexões sobre a formação do professor de geografia, tendo como estudo de caso o trabalho realizado em duas disciplinas de estágio na (omitido para a avaliação) no ano letivo de 2011 e o confronto com bibliografias utilizadas para subsidiar nossa prática docente. Neste sentido, percebemos que os saberes responsáveis pela formação de um professor de geografia, em sua totalidade, vão muito além daqueles adquiridos na academia (pedagógicos e científicos), eles são mais amplos e complexos e se organizam a partir do sentido de ser e estar professor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/124/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-15 Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-15 Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 3-15 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643676205056 |