A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Marlene Macario
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: LEANDRO, Aldo Gomes, VASCONCELOS, Santiago Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115
Resumo: O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade. 
id UFC-8_9889beff19af6f80a1c2dc0884af4887
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/115
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,BrasilGeografia;Ensino; Formação de ProfessoresFormação do professor de Geografia. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Estágio Supervisionado.O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade. Universidade Federal do Ceará2012-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-92Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-92Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-922178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115/112OLIVEIRA, Marlene MacarioLEANDRO, Aldo GomesVASCONCELOS, Santiago Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:43:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/115Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:43:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
title A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
spellingShingle A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
OLIVEIRA, Marlene Macario
Geografia;Ensino; Formação de Professores
Formação do professor de Geografia. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Estágio Supervisionado.
title_short A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
title_full A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
title_fullStr A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
title_full_unstemmed A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
title_sort A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
author OLIVEIRA, Marlene Macario
author_facet OLIVEIRA, Marlene Macario
LEANDRO, Aldo Gomes
VASCONCELOS, Santiago Andrade
author_role author
author2 LEANDRO, Aldo Gomes
VASCONCELOS, Santiago Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Marlene Macario
LEANDRO, Aldo Gomes
VASCONCELOS, Santiago Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia;Ensino; Formação de Professores
Formação do professor de Geografia. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Estágio Supervisionado.
topic Geografia;Ensino; Formação de Professores
Formação do professor de Geografia. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Estágio Supervisionado.
description O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-92
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-92
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 82-92
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643237900288