Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822 |
Resumo: | O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar. |
id |
CP2-1_796df5a3785c4376db27e550973a6895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3822 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®Google Earth Pro®Linguagem CartográficaRaciocínio GeográficoCartografia EscolarEnsino de Geografia.O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 177-1862358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822/2513Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista2023-12-31T21:15:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3822Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
title |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
spellingShingle |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® Albuquerque, Francisco Nataniel Batista Google Earth Pro® Linguagem Cartográfica Raciocínio Geográfico Cartografia Escolar Ensino de Geografia. |
title_short |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
title_full |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
title_fullStr |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
title_full_unstemmed |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
title_sort |
Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro® |
author |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista |
author_facet |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Google Earth Pro® Linguagem Cartográfica Raciocínio Geográfico Cartografia Escolar Ensino de Geografia. |
topic |
Google Earth Pro® Linguagem Cartográfica Raciocínio Geográfico Cartografia Escolar Ensino de Geografia. |
description |
O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822/2513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 177-186 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177554546688 |