Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822
Resumo: O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar.
id CP2-1_796df5a3785c4376db27e550973a6895
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3822
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®Google Earth Pro®Linguagem CartográficaRaciocínio GeográficoCartografia EscolarEnsino de Geografia.O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 177-1862358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822/2513Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista2023-12-31T21:15:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3822Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
title Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
spellingShingle Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
Google Earth Pro®
Linguagem Cartográfica
Raciocínio Geográfico
Cartografia Escolar
Ensino de Geografia.
title_short Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
title_full Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
title_fullStr Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
title_full_unstemmed Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
title_sort Linguagem cartográfica e princípios geográficos na construção do raciocínio geográfico na geografia escolar: proposição de prática pedagógica com o Google Earth Pro®
author Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
author_facet Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Francisco Nataniel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Google Earth Pro®
Linguagem Cartográfica
Raciocínio Geográfico
Cartografia Escolar
Ensino de Geografia.
topic Google Earth Pro®
Linguagem Cartográfica
Raciocínio Geográfico
Cartografia Escolar
Ensino de Geografia.
description O raciocínio geográfico resulta da apropriação do pensamento espacial pelos conceitos e princípios geográficos, possibilitando a interpretação e a representação dos fenômenos do espaço geográfico. Diante do exposto, o presente artigo propõe uma prática pedagógica a partir da utilização do software Google Earth Pro® como recurso didático mobilizador da linguagem cartográfica na interface com outras linguagens e recursos da Geografia escolar, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Cartografia Escolar e Inclusiva do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu. A proposição constitui-se em duas atividades elaboradas a partir de dois métodos diferentes de ensino, a contextualização e a problematização de princípios geográficos, tomando como referência a abordagem de diferentes temáticas e escalas espaciais de análise pela Geografia escolar. A prática de ensino proposta permite-nos concluir que a Cartografia como linguagem e o software Google Earth Pro® como recurso permitem a abordagem de diferentes temáticas, conceitos e princípios geográficos na interface com diferentes metodologias e linguagens de ensino, superando a concepção da Cartografia apenas como conteúdo da Geografia escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3822/2513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 177-186
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177554546688