PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos de Lima, Amanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha Rangel, Amanda, Almeida Sales, Ana Carolina, Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda, Nunes Corrêa, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207
Resumo: O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR.
id CP2-1_797a0ec3c5ee3b4249eb438f7389f678
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2207
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATOPIBIDIniciação à docênciaEstágioEducação InfantilFormação docente.O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207/1504Santos de Lima, AmandaCunha Rangel, AmandaAlmeida Sales, Ana CarolinaHucs de Lima Rodrigues do Nascimento, BrendaNunes Corrêa, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2207Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
title PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
spellingShingle PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
Santos de Lima, Amanda
PIBID
Iniciação à docência
Estágio
Educação Infantil
Formação docente.
title_short PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
title_full PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
title_fullStr PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
title_full_unstemmed PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
title_sort PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
author Santos de Lima, Amanda
author_facet Santos de Lima, Amanda
Cunha Rangel, Amanda
Almeida Sales, Ana Carolina
Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda
Nunes Corrêa, Mariana
author_role author
author2 Cunha Rangel, Amanda
Almeida Sales, Ana Carolina
Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda
Nunes Corrêa, Mariana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos de Lima, Amanda
Cunha Rangel, Amanda
Almeida Sales, Ana Carolina
Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda
Nunes Corrêa, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Iniciação à docência
Estágio
Educação Infantil
Formação docente.
topic PIBID
Iniciação à docência
Estágio
Educação Infantil
Formação docente.
description O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207/1504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178022211584