PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR. |
id |
CP2-1_797a0ec3c5ee3b4249eb438f7389f678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2207 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATOPIBIDIniciação à docênciaEstágioEducação InfantilFormação docente.O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207/1504Santos de Lima, AmandaCunha Rangel, AmandaAlmeida Sales, Ana CarolinaHucs de Lima Rodrigues do Nascimento, BrendaNunes Corrêa, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2207Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
title |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
spellingShingle |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO Santos de Lima, Amanda PIBID Iniciação à docência Estágio Educação Infantil Formação docente. |
title_short |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
title_full |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
title_fullStr |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
title_full_unstemmed |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
title_sort |
PIBIDIANAS GATEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA TURMA GATO |
author |
Santos de Lima, Amanda |
author_facet |
Santos de Lima, Amanda Cunha Rangel, Amanda Almeida Sales, Ana Carolina Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda Nunes Corrêa, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Cunha Rangel, Amanda Almeida Sales, Ana Carolina Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda Nunes Corrêa, Mariana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos de Lima, Amanda Cunha Rangel, Amanda Almeida Sales, Ana Carolina Hucs de Lima Rodrigues do Nascimento, Brenda Nunes Corrêa, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Iniciação à docência Estágio Educação Infantil Formação docente. |
topic |
PIBID Iniciação à docência Estágio Educação Infantil Formação docente. |
description |
O presente artigo se propõe a apresentar reflexões sobre experiências formativas vivenciadas entre uma docente do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II (CPII) e quatro licenciandas em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica, que antecipou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, teve como cenário os espaços frequentados pela Turma Gato, integrada por crianças do Grupamento 5 (cinco anos de idade) da referida instituição. Tivemos como referência para fundamentar nossas reflexões acerca do trabalho desenvolvido, obras de Bondía (2002), Fossile (2010), Lopes (2015), Ostetto (2009), entre outras, assim como articulações com conteúdos de documentos governamentais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e institucionais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CREIR. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2207/1504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178022211584 |